Clicky

Os Santos são de carne e osso como nós - Altair Fonseca
Os santos eram de carne e osso como nós somos
Inspirações e conselhos

Os Santos são de carne e osso como nós

Os Santos são de carne e osso como nós e precisamos meditar sobre essa verdade para não cair em equívocos. Não podemos pensar que os Santos foram heróis por conta própria e atingiram uma perfeição inalcançável, totalmente impossível para nós. Enxergar a natureza humana dessas figuras que são inspirações para todos é muito benéfico.

Veja também:

Os Santos são de carne e osso como nós

O texto a seguir é de Pe. Germano de Santo Estanislau, e nos ajuda a entendermos realidades importantes sobre a santidade:

Na opinião de muitos, a verdadeira santidade transforma os filhos de Adão em criaturas ideais. Os próprios hagiógrafos comprazem-se muitas vezes em nos apresentar os seus heróis envolvidos numa atmosfera celeste que nada tem de comum com a miséria humana. É um erro: os santos são de carne e osso como nós, como nós nascidos dum pai decaído, de quem herdaram uma natureza viciada.

A graça do Redentor eleva, sim, a nossa natureza, mas não até a refazê-la por completo e a restabelecê-la no estado da inocência primitiva. Na vida do homem sobrenaturalizado há uma dupla fisionomia: uma celeste, enobrecida por dons sobrenaturais; outra humana com as fragilidades próprias do nosso barro”.

Através do texto, Pe. Germano nos alerta de que pode ser prejudicial enxergar os Santos como pessoas que tiveram uma vida totalmente angélica e sem mancha. Na verdade, mesmo com virtudes heroicas e sustentados pela graça de Deus, os Santos travaram grandes combates contra a carne e o maligno. Nenhum de nós está livre dessa batalha enquanto vivermos, mas contamos com o auxílio do Senhor para vencermos.

Pecado ou santidade?

É através de um coração aberto e de uma vontade entregue ao Senhor que a graça age e torna possível a santidade. Você e eu precisamos desejar essa vida nova em Cristo Jesus que nos conduz à salvação eterna. Pecado ou santidade? Precisamos escolher.

A escolha entre pecado ou santidade
A escolha entre pecado ou santidade

A santidade não é impossível para nós, desde que entendamos que temos limitações e que é na nossa fraqueza que se manifesta a força de Deus. Que o Senhor nos conduza a uma vida cada vez mais virtuosa e frutífera! Que tenhamos um coração cada vez mais decidido em seguir os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *