Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus se comunica gradualmente com o ser humano - Altair Fonseca
Deus se comunica gradualmente e com amor com o ser humano
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus se comunica gradualmente com o ser humano

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como Deus se comunica gradualmente com o ser humano.

Deus se comunica gradualmente com o ser humano

O Catecismo da Igreja Católica,1 no parágrafo 53, ensina: “O projeto divino da Revelação realiza-se ao mesmo tempo ‘por ações e por palavras, intimamente ligadas entre si e que se iluminam mutuamente’.2 Este projeto comporta uma ‘pedagogia divina’ peculiar. Deus comunica-se gradualmente com o homem, o prepara, por etapas, para acolher a revelação sobrenatural que faz de si mesmo e que culmina na Pessoa e na missão do Verbo encarnado, Jesus Cristo. Santo Irineu de Lyon fala, repetidas vezes, desta pedagogia divina sobre a imagem da familiaridade mútua entre Deus e o homem: ‘O Verbo de Deus […] habitou no homem e se fez Filho do homem para acostumar o homem a apreender a Deus e acostumar Deus a habitar no homem, segundo o consentimento do Pai'”.3

Reflita. Deus é tão bom que usa de paciência e mansidão com a humanidade, ao revelar-se gradualmente, com uma pedagogia toda especial. É perceptível que o ser humano não tem a capacidade de penetrar em todos os mistérios de Deus, mas Ele permite que a nossa compreensão avance na medida de nosso crescimento espiritual.

Deus se comunica gradualmente com o ser humano
Deus se comunica gradualmente com o ser humano

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. DV, 2: AAS 58 (1966) 818.

3. Santo Irineu de Lyon, Adversus Haereses III, 20, 2: SCh 211, 392 (PG 7, 944).

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *