Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus transcende a toda criatura - Altair Fonseca
Deus transcende a toda criatura
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus transcende a toda criatura

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como Deus transcende a toda criatura.

Deus transcende a toda criatura

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 42, ensina: “Deus transcende a toda criatura. Por isso, é preciso incessantemente purificar nossa linguagem daquilo que possui de limitado, de proveniente da pura imaginação, de imperfeito, para não confundirmos o Deus ‘inefável, incompreensível, invisível, inatingível’2 com as nossas representações humanas. Nossas palavras humanas permanecem sempre aquém do mistério de Deus”.

Reflita. Imagine uma gota d’água dizendo que o oceano não existe. É mais ou menos isso que acontece quando um ser humano, ao não perceber que está imerso em Deus, cercado pelas suas criaturas, cai na estupidez de afirmar que Deus não existe. Nossa linguagem é limitada para descrever os atributos de Deus e o nosso conhecimento, mesmo com todos os avanços, ainda é superficial diante do que ainda não foi explorado. Que possamos refletir sobre o Senhor com muita humildade.

Deus transcende a toda criatura
Deus transcende a toda criatura

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Liturgia Bizantina. Anáfora de São João Crisóstomo: Liturgies Eastern and Western, ed. F. E. Brightman, Oxford 1896. p. 384 (PG 63, 915).

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *