Clicky

O Catecismo da Igreja Católica admite que nossa linguagem sobre Deus é limitada - Altair Fonseca
Nosso conhecimento de Deus é muito limitado
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica admite que nossa linguagem sobre Deus é limitada

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como é limitada a nossa linguagem sobre Deus.

O Catecismo da Igreja Católica admite que nossa linguagem sobre Deus é limitada

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 40, ensina: “Uma vez que nosso conhecimento de Deus é limitado, também limitada é nossa linguagem sobre Deus. Só podemos falar de Deus a partir das criaturas e segundo nosso modo humano, limitado de conhecer e de pensar”.

Reflita. Em sua sabedoria e humildade, a Igreja Católica reconhece que nossa linguagem é insuficiente para penetrar na infinita grandeza de Deus. Não seria petulante uma humanidade que consegue estudar apenas uma pequena porcentagem da criação, dizer que o Criador não existe? Quando olhamos uma obra de arte, logo imaginamos que algum artista a criou, mesmo sem vê-lo. Por que não acreditaríamos que Deus, o grande artista, é o autor da grande obra da criação?

Nosso conhecimento de Deus é limitado
Nosso conhecimento de Deus é limitado

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *