Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que fé e razão não são inimigas - Altair Fonseca
Fé e razão
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que fé e razão não são inimigas

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como fé e razão não são inimigas.

Fé e razão não são inimigas

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 35, ensina: “As faculdades do homem o tornam capaz de conhecer a existência de um Deus pessoal. Porém, para que o homem possa entrar em sua intimidade, Deus quis revelar-se ao homem e dar-lhe a graça de poder acolher esta revelação na fé. As provas da existência de Deus podem, todavia, dispor à fé e ajudar a ver que a fé não se opõe à razão humana”.

Reflita. Deus está a todo momento chamando cada um de nós para termos um relacionamento íntimo com Ele. Este Deus de amor se encarnou para se revelar de uma maneira mais acessível a uma humanidade cheia de limitações; este Deus de amor se revela na maravilhosa criação, que aponta para Ele e sempre mostra que o ser humano não tem controle sobre tudo; este Deus de amor se revela pessoalmente, a cada um de nós, tocando o nosso coração, a nossa consciência, e nos atraindo a Ele todos os dias. Você consegue perceber?

Fé e razão não são inimigas
Fé e razão não são inimigas

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *