Clicky

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre de onde viemos e para onde vamos - Altair Fonseca
De onde viemos e para onde vamos
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica fala sobre de onde viemos e para onde vamos

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre o princípio e o fim de todas as coisas.

De onde viemos e para onde vamos?

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 34, ensina: “O mundo e o homem atestam que não têm em si mesmos nem seu princípio primeiro nem seu fim último, mas que participam do Ser em si, que é sem origem e sem fim. Assim, por estes diversos caminhos, o homem pode chegar ao conhecimento da existência de uma realidade que é a causa primeira e o fim último de tudo, ‘a que todos chamam Deus'”2.

Reflita. Viemos de Deus e vamos para Deus. Sim, fomos criados por Ele e não alcançaremos o nosso fim último enquanto não vivermos o nosso encontro definitivo com o Senhor. Mesmo com todo o avanço, a ciência ainda não conseguiu encontrar uma resposta adequada para este mistério porque tal realidade excede a capacidade da inteligência humana. Uma gotinha do que pode ser a eternidade foi vivida pelos santos místicos em seus êxtases e tal conhecimento é muito útil e esclarecedor para quem tem fé.

Claro, a Igreja ensina que nem todos vão automaticamente para o céu, pois há o livre arbítrio e cada ser humano é responsável por seu destino eterno. Só existem duas escolhas possíveis: Paraíso ou Inferno, já que o Purgatório é um estágio provisório daqueles que serão salvos mas precisam de alguma purificação. Que o nosso encontro definitivo com o Senhor seja agradável e não haja choro e ranger de dentes.

O Catecismo sobre o fim último do ser humano
O Catecismo sobre o fim último do ser humano

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Santo Tomás de Aquino, Summa Theologiae I. q. 2, a. 3, e: Ed. Leon. 4, 31.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *