Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a beleza das criaturas aponta para o Criador - Altair Fonseca
A beleza das criaturas nos lembra do criador
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que a beleza das criaturas aponta para o Criador

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como a beleza das criaturas refletem a grandeza do Criador.

A beleza das criaturas aponta para o Criador

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 32, ensina: “O mundo: a partir do movimento e do devir, da contingência, da ordem e da beleza do mundo, pode-se conhecer a Deus como origem e fim do universo.

São Paulo afirma a respeito dos pagãos: ‘o que de Deus se pode conhecer é a eles manifesto, já que Deus mesmo lhes deu esse conhecimento. De fato, as perfeições invisíveis de Deus o — não somente seu poder eterno, mas também a sua eterna divindade — são percebidas pelo intelecto, através de suas obras, desde a criação do mundo’ (Rm 1,19-20).2

Diz Santo Agostinho: ‘Interroga a beleza da terra, interroga a beleza do mar, interroga a beleza do ar que se dilata e se difunde, interroga a beleza do céu, […] interroga todas estas realidades. Todas elas te respondem: olha-nos, somos belas. Sua beleza é um hino de louvor (confessio). Essas belezas sujeitas à mudança, quem as fez senão o Belo (Pulcher), não sujeito à mudança?3“.

Reflita. Você costuma ter tempo para respirar fundo, relaxar, admirar uma bela paisagem ou simplesmente olhar para o céu, perceber a mudança das estações, o clima, enfim, toda a grandeza daquilo que te cerca? Já parou para pensar que o ser humano, ao longo de toda a história, nunca conseguiu criar uma matéria a partir do nada? Ele só consegue transformar elementos já existentes, mas criar do nada e organizar de maneira milagrosa para que tenha vida e exista, somente Deus pode.

A beleza das criaturas aponta para o Criador
A beleza das criaturas aponta para o Criador

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Cf. At 14,15,17; 17.27-28; Sb 13,1-9.

3. Santo Agostinho, Sermão 241. 2: PL, 38, 1134.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *