Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina os caminhos para alcançar o conhecimento de Deus - Altair Fonseca
O ser humano busca Deus
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina os caminhos para alcançar o conhecimento de Deus

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre os caminhos para alcançar o conhecimento de Deus.

Os caminhos para alcançar o conhecimento de Deus

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 31, ensina: “Criado à imagem de Deus, chamado a conhecer e a amar a Deus, o homem que procura Deus descobre certos caminhos para chegar ao conhecimento de Deus. Eles são também chamados de ‘provas da existência de Deus’, não no sentido das provas que as ciências naturais buscam, mas no sentido de ‘argumentos convergentes e convincentes’ que permitem chegar a verdadeiras certezas.

Estas ‘vias’ para chegar a Deus têm como ponto de partida a criação: o mundo material e a pessoa humana”.

Reflita. O caminho natural para conhecer e amar a Deus tem como ponto de partida a maravilhosa criação, que sempre aponta para a grandeza e bondade do Criador. Com milênios de estudos e descobertas, embora tenha avançado em muitas áreas técnicas, o ser humano ainda não conseguiu chegar sequer na superfície da essência do sentido da própria existência, que só poderá ser encontrada em Deus. Em Deus e nos seus atributos começamos a entender, mesmo que vagamente, porque algumas coisas são como são e que parte nos cabe diante de cada acontecimento. Busque mais, através do estudo, da reflexão e da oração, se aprofundar no conhecimento de Deus e Ele te iluminará.

Busquemos o conhecimento de Deus
Busquemos o conhecimento de Deus

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *