Clicky

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus não se cansa de chamar a humanidade para encontrar a felicidade n'Ele - Altair Fonseca
Conhecimento da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica ensina que Deus não se cansa de chamar a humanidade para encontrar a felicidade n’Ele

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir sobre como é grande a bondade de Deus, que não se cansa de chamar a humanidade para encontrar a felicidade n’Ele.

Deus não se cansa de chamar a humanidade

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 30, ensina: “‘Alegre-se o coração dos que buscam o Senhor!’ (Sl 105,3). Se o homem pode esquecer ou rejeitar Deus, este, de sua parte, não cessa de chamar todo homem a procurá-lo, para que viva e encontre a felicidade. Esta busca, porém, exige do homem todo o esforço de sua inteligência, a retidão de sua vontade, ‘um coração reto’, e também o testemunho dos outros, que o ensinam a procurar Deus.

‘Vós sois grande, Senhor, e altamente digno de louvor: grande é o vosso poder, a vossa sabedoria não tem medida. O homem, pequena parcela de vossa criação, pretende louvar-vos, precisamente o homem que, revestido de sua condição mortal, traz em si o testemunho de seu pecado e de que resistis aos soberbos. A despeito de tudo, o homem, pequena parcela de vossa criação, quer louvar-vos. Vós mesmo o instigais a isto, fazendo com que ele encontre suas delícias no vosso louvor, porque nos fizestes para vós e o nosso coração não descansa enquanto não repousar em vós’2“.

Reflita. Mesmo sendo insistentemente rejeitado pela humanidade marcada pelo pecado, Deus não se cansa de chamar a todos para que encontrem a verdadeira felicidade n’Ele. Santo Agostinho, depois de uma vida de pecado, reconheceu que o nosso coração anda inquieto enquanto não repousa em Deus. Lembremo-nos também de que o Papa Francisco deixou muito claro que Deus nunca se cansa de nos perdoar, mas nós é que nos cansamos de pedir o seu perdão. Ele está chamando você e eu hoje para mergulharmos na sua misericórdia e encontrarmos a verdadeira felicidade. O que estamos esperando?

Deus não se cansa de nos chamar
Deus não se cansa de nos chamar

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. Santo Agostinho, Confissões, I,1,1: CCL, 27.1: PL, 32, 659-661.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *