Clicky

Os Simpsons e a PNL - Altair Fonseca
Os Simpsons e a PNL
Reflexões e Meditações / Vídeos

Os Simpsons e a PNL

Você já ouviu falar no termo Programação Neurolinguística, ou PNL? Trata-se, resumidamente, de uma reprogramação mental para que possamos superar traumas e alcançarmos o nosso máximo potencial utilizando os mais variáveis estímulos. Ora, mas será que essa transformação da mente só é usada para o bem? Hoje vamos nos aprofundar neste assunto e refletiremos sobre a possibilidade do uso da PNL na série animada “Os Simpsons”.

Os Simpsons e a PNL

Os defensores da Programação Neurolinguística afirmam que ela é usada para o bem, entretanto, não falam sobre a possibilidade dessa reprogramação mental ser utilizada para a manipulação das massas. No vídeo1 a seguir vamos refletir sobre como alguns grupos poderosos podem usar os mais diversos estímulos para manter-se no poder e aumentar a sua influência. Assista:

Os Simpsons e a PNL

Para manipular uma população

Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Filosófica, disse: “Jogue pânico, divisão, briga, deixe a pessoa atordoada e você vai ter uma população enfraquecida. Jogue informações desencontradas e você vai ter uma população que não é esclarecida, que vai ser facilmente manipulada”.

Atualmente vemos uma sociedade rachada pela luta de classes, na qual os verdadeiros dominadores fomentam ainda mais a divisão para que possam se manter no poder. Ora, faz sentido que as organizações financiadas pelos mais poderosos financiem projetos para que a classe oprimida possa assumir o seu papel e ser independente? Bem, o mais provável é que a classe dominante saiba o que está fazendo e que jogar migalhas para que o povo brigue entre si é o meio mais fácil de manter a população ocupada enquanto eles avançam em seus projetos. Reflita sobre isso.

Para manipular uma população
Para manipular uma população

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. FONSECA, A. O. Os Simpsons e a PNL. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XIepvsQXLVU. Acesso em: 7 de março de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *