Clicky

Você percebe que as pessoas estão se destruindo? - Altair Fonseca
As pessoas estão se destruindo aos poucos
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você percebe que as pessoas estão se destruindo?

Você percebe que as pessoas estão se destruindo aos poucos a partir de suas escolhas equivocadas? Infelizmente estamos vendo o fenômeno da modernidade líquida de Zygmunt Bauman engolindo as pessoas, já que se trata de um tempo imediatista que usa situações, objetos e até gente como se fossem descartáveis. Coisas, carreiras e até relacionamentos podem ser jogados fora com velocidade e sem peso na consciência quando os valores fundamentais de uma sociedade tornam-se relativos. Precisamos pensar nisso.

Você percebe que as pessoas estão se destruindo?

É cada vez mais visível o processo de desvalorização e destruição da dignidade do ser humano. Na sociedade moderna é cada vez mais normal que as pessoas sejam usadas e descartadas como se fossem um objeto sem valor. Isso tem formado uma geração cheia de cicatrizes e sem força para lutar contra o sistema no qual está afundada. Vamos refletir sobre isso no vídeo1 a seguir:

As pessoas estão se destruindo

Não há liberdade em destruir-se

Altair Fonseca, em vídeo da Conversa Filosófica, disse: “Com certeza muita gente sonha com estabilidade, sonha com amor de verdade, sonha com uma vida mais tranquila, em ter alguém que confia do seu lado para passar o resto da sua vida. Mas as pessoas acabam ficando na defensiva, acabam pensando ‘ah, já que eu vou ser usado eu vou usar também’ e desistem de ser uma pessoa boa, e acham que estão vivendo a liberdade, mas não há liberdade em destruir-se e destruir a vida do outro”.

Muita gente sonha com um amor de verdade, muita gente sonha em ter uma vida cheia de sentido e projetos que espalham o bem pelo mundo, muita gente sonhou mas permitiu que o mundo fosse soterrando seus lindos projetos. As ideologias que colocam as pessoas umas contra as outras e faz com que irmãos se tornem adversários, criam muros onde deveriam existir pontes. É tempo de criarmos soluções para que exista mais diálogo e abertura para o verdadeiro bem, para o esforço diário na direção das virtudes e dos valores que sustentam qualquer sociedade de pé.

Muita gente ainda sonha com um amor de verdade
Muita gente ainda sonha com um amor de verdade

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. FONSECA, A. O. As pessoas estão se destruindo. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=7XliCGuOcAU. Acesso em: 4 de março de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *