Clicky

Do que você é dependente? - Altair Fonseca
Do que você é dependente?
Filosofia / Vídeos

Do que você é dependente?

Do que você é dependente? Muita gente tem se tornado dependente de cada vez mais estímulos que são ofertados em abundância pelo mundo moderno. Ora, tais estímulos aumentam o nível de ansiedade, estresse, depressão e suicídios numa sociedade que adoece por olhar para coisas demais e deixar de lado o essencial. Precisamos refletir sobre isso.

Do que você é dependente?

Quanto mais uma pessoa torna-se dependente de algo, mais torna-se vulnerável e controlável por aqueles que possuem poder sobre o objeto de sua dependência. Aliás, não é teoria da conspiração imaginar que governos e organizações queiram dominar a população através de seus apegos. Vamos refletir sobre isso no vídeo a seguir:

Do que você é dependente?

Poucos percebem o que está acontecendo

Altair Fonseca1, em vídeo da Conversa Filosófica, disse: “Somente os que são capazes de dar um passo atrás e olhar a situação como um todo percebem o que está acontecendo. […] As pessoas se metem em cada briga, em cada discussão, colocam para fora o pior de si na internet. […] Por que essa necessidade de querer humilhar o outro? Será que isso faz parte da cultura mundial atual?”

É preciso ter discernimento e sabedoria para não sermos levados de um lado para o outro pelo excesso de informações e pelo julgamento precipitado que gera brigas e revolta. Será que precisamos nos passar por entendidos de todos os assuntos e darmos a nossa opinião mesmo que não tenhamos estudado tal realidade? Será que vale a pena trazer todos os problemas do mundo para a mesa do jantar e infectar a nossa família com coisas que não podemos influenciar? Precisamos ter equilíbrio para ajudar quem precisa e ao mesmo tempo não nos sobrecarregarmos com todos os problemas do mundo ao mesmo tempo. Precisamos de saúde mental para podermos nos doar com qualidade nas tarefas que realmente são de nossa responsabilidade.

Poucos percebem o que está acontecendo
Poucos percebem o que está acontecendo

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

1. FONSECA, A. O. Do que você é dependente? Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0eKLn3mqtWw. Acesso em: 27 de fevereiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *