Clicky

Uma ação misteriosa que o mundo não está percebendo - Altair Fonseca
Uma ação misteriosa
Reflexões e Meditações / Vídeos

Uma ação misteriosa que o mundo não está percebendo

Há algo misterioso no ar, avançando enquanto a maioria da humanidade está distraída, sem perceber o tamanho do que está acontecendo diariamente, ao mesmo tempo, em todas as partes do mundo. Será que você já acordou ou permanece na cegueira como a maior parte das pessoas? Vamos refletir sobre isso a seguir.

Uma ação misteriosa que o mundo não está percebendo

Existe uma ação misteriosa acontecendo em todas as partes do mundo, ao mesmo tempo, e as pessoas não estão percebendo. Você sabe do que estuo falando? Descubra no vídeo1 a seguir:

Uma ação misteriosa

Tudo está nas mãos de Deus

Padre Jean-Pierre de Caussade2, no livro “O Abandono à Providência Divina”, disse: “Na mão de Deus todas as criaturas estão vivas; os sentidos não percebem senão a ação da criatura, mas a fé vê em tudo a ação divina. Ela crê que Jesus Cristo vive em tudo e opera em toda a extensão dos séculos; que o menor movimento e o menor átomo encerram uma porção dessa vida escondida e dessa ação misteriosa”.

A ação misteriosa que o mundo tem ignorado é a graça de Deus, que sustenta todas as coisas através da sua Providência Divina. Todas as criaturas só existem enquanto sustentadas por Deus e basta que Ele retire a sua mão e tudo perece. Dessa forma, percebemos como o Senhor é bom ao permitir que as pessoas más continuem vivendo a fim de que possam ter tempo de se arrependerem. Percebemos também a bondade de Deus ao sustentar as pessoas boas no bem e a premiar aqueles que o amam. Deus é bom o tempo todo e não podemos duvidar.

Uma ação misteriosa
Uma ação misteriosa

O véu que cobre os mistérios de Deus

No mesmo livro já citado, padre Jean-Pierre de Caussade fala sobre o véu que cobre os mistérios de Deus: “A ação das criaturas é um véu que cobre os profundos mistérios da ação divina. Jesus Cristo, depois da ressurreição, surpreendia os discípulos com as suas aparições; apresentava-se-lhes sob figuras que o encobriam; e logo que se manifestava, desaparecia. Este mesmo Jesus, que está vivo e sempre operante, surpreende ainda as almas que não têm a fé bastante esclarecida”.

Existe um véu diante das ações visíveis de todas as criaturas. O que vemos são as ações objetivas materiais e seus efeitos através de nossos sentidos, mas por trás de tudo isso está a vontade de Deus regendo todas as coisas. Quando entendemos e cremos que, no fim, tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, encontramos a verdadeira paz.

O véu que cobre os mistérios de Deus
O véu que cobre os mistérios de Deus

Deus continua se manifestando

Padre Jean-Pierre de Caussade, na obra que tem sido a base para nossas reflexões, disse: “Não há momento nenhum em que Deus não se apresente, sob a aparência de alguma obrigação ou de algum dever. Tudo o que se realiza em nós, à roda de nós, e por nós, encerra e cobre a sua ação à divina que está presente de um modo real e certíssimo, mas com uma presença invisível; donde resulta que somos sempre surpreendidos e não conhecemos a sua operação senão quando ela já não subsiste. Se nós rasgássemos o véu e estivéssemos vigilantes e atentos, Deus revelar-se-nos-ia sem cessar e gozaríamos da sua ação em tudo o que nos acontece”.

Deus está se manifestando a cada momento mas, muitas vezes, somos como os discípulos de Emaús, que caminharam com o Senhor e só o reconheceram no fim da jornada. Quantas vezes também nós não enxergamos que Jesus está conosco e ficamos cabisbaixos, reclamando da vida, e deixamos de colher as graças que Ele gostaria de nos conceder. Façamos um exercício diário de intimidade com Deus e crescimento espiritual para termos uma vida com mais sentido.

Deus continua se manifestando
Deus continua se manifestando

Gostou deste conteúdo? Compartilhe e ajude a evangelizar!

Referências:

1. FONSECA, A. O. Uma ação misteriosa. Altair Fonseca. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=49l_XHDdOS0. Acesso em: 23 de fevereiro de 2024.

2. CAUSSADE, J. P. O Abandono à Providência Divina. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2019.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *