Clicky

Quanto vale a sua liberdade? O prazer como instrumento de manipulação: uma perspectiva sobre o Admirável Mundo Novo - Altair Fonseca
O prazer como instrumento de manipulação
Reflexões e Meditações / Vídeos

Quanto vale a sua liberdade? O prazer como instrumento de manipulação: uma perspectiva sobre o Admirável Mundo Novo

Você sabia que é muito mais fácil ser manipulado pelo prazer do que pelo uso da força? Hoje vamos refletir sobre como a força gera revolta, mas a oferta de pão e circo é capaz de convencer uma população a vender a própria liberdade. Será que isso pode estar acontecendo no mundo atualmente? Vamos refletir a seguir.

Quanto vale a sua liberdade?

Professor Guilherme Freire1, em live sobre o uso do prazer como instrumento de manipulação, disse: “Quando você aponta uma arma para as pessoas e fala: ‘me obedeça’, elas são inclinadas a se revoltarem, elas ressentem o fato de estrarem obedecendo. No entanto, quando elas fazem as coisas simplesmente porque tem a promessa de um prazer, de uma recompensa fácil por trás daquilo, elas agradecem o fato de você estar tirando a liberdade delas”.

De acordo com o professor – e com o bom senso – uma recompensa barata nunca poderia comprar o seu engrandecimento pessoal. Infelizmente, atualmente muita gente está vendendo a sua liberdade por 15 minutos de fama, 5 minutos de sexo ou alguns segundos de entorpecimento por alguma droga agressiva.

Numa sociedade onde as pessoas só buscam prazeres momentâneos é muito fácil oferecer migalhas para dominar tudo o que pensam, sentem e fazem. A oferta de facilidades para quem segue uma agenda ideológica é um prêmio de consolação para quem contribui com a destruição dos valores que sustentam qualquer civilização de pé.

Quando vale a sua liberdade?
Quando vale a sua liberdade?

O prazer como instrumento de manipulação: uma perspectiva sobre o Admirável Mundo Novo

Ainda no Carnaval, o professor de Filosofia Guilherme Freire realizou uma live imperdível sobre um tema muito atual. Na ocasião, o professor falou sobre como o prazer é utilizado não apenas como um ato de depravação, mas também como instrumento de manipulação do povo. Na live, o professor católico analisou o livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley e, em particular, como o prazer possui um papel essencial na distopia. Assista:

O prazer como instrumento de manipulação: uma perspectiva sobre o Admirável Mundo Novo

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

1. FREIRE, G. O prazer como instrumento de manipulação: uma perspectiva sobre o Admirável Mundo Novo Guilherme Freire. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GQMD5XPG6rE. Acesso em: 14 de fevereiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *