Clicky

Como agir diante dos sucessores de Judas? Padre Paulo Ricardo responde - Altair Fonseca
Aprenda a agir diante dos maus pastores
Reflexões e Meditações / Vídeos

Como agir diante dos sucessores de Judas? Padre Paulo Ricardo responde

É muita ingenuidade pensar que todos na Igreja são perfeitos e que não há quem traia Jesus a partir de dentro da hierarquia. Seria Judas o único traidor que rejeitou o projeto do Senhor, mesmo tendo uma posição importante, como um dos 12 apóstolos? A história mostra e o presente atesta que continuam a existir maus pastores e é por isso que precisamos intensificar as nossas orações e penitências pela santificação do clero.

Os maus pastores não devem nos escandalizar

Padre Paulo Ricardo, em inspirada homilia, disse: “Aqui, uma grande misericórdia de Jesus para conosco: a misericórdia de ter escolhido Judas para que nós não nos escandalizássemos quando, no futuro, a Igreja tivesse a dificuldade dos maus pastores, a miséria dos maus ministros, a miséria dos maus sacerdotes. A Igreja sabe, desde o início, que existem pessoas como Judas, que é possível que haja maus ministros, maus padres, maus bispos, maus papas”.

Reflita. Todos os seres humanos são falhos e pecadores, capazes das maiores atrocidades quando afastados da graça de Deus. Infelizmente, por livre escolha, muitos membros do clero podem se afastar de Jesus, mesmo que não se afastem dos benefícios de seus cargos eclesiásticos. Tais sucessores de Judas não nos devem escandalizar, mas nos levar a uma oração mais intensa e sacrifícios mais generosos pela santificação do clero. Também é necessário estudar a doutrina e buscar conhecimento nas fontes confiáveis que o próprio Deus nos concedeu, saber: a Tradição, as Sagradas Escrituras e o Magistério da igreja.

Os maus pastores não podem nos escandalizar
Os maus pastores não podem nos escandalizar

Pregação Seleta | Como agir diante dos sucessores de Judas?

Ao contrário do que alguns pensam, Nosso Senhor não errou na escolha dos Doze Apóstolos. Judas Iscariotes, que a Sagrada Escritura chama de “filho da perdição”, foi sabiamente escolhido por Cristo como Apóstolo, para que nós, diante dos maus pastores, não nos desesperemos, mas tenhamos a certeza de que o Senhor está acima deles e não nos deixará desamparados.

Além disso, mesmo que estejamos vendo a miséria daqueles que agem como sucessores de Judas, não podemos esquecer que, antes de tudo, eles são “ungidos do Senhor”, e como tais, devem ser tratados com reverência. Por isso, diante dos maus pastores, a verdadeira atitude católica consiste em resistir aos seus erros e injustiças, mas sempre com piedade filial. Acompanhe a seguir uma inspirada homilia do padre Paulo Ricardo, na qual o sacerdote trata dessa realidade com maestria.

Pregação Seleta | Como agir diante dos sucessores de Judas?

Este conteúdo foi útil? Compartilhe!

Referências:

AZEVEDO JUNIOR, P. R. Pregação Seleta | Como agir diante dos sucessores de Judas? Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=-IZPPz55gzE>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *