Clicky

Você sabia que existe um itinerário catequético no Catecismo da Igreja Católica? - Altair Fonseca
É preciso aprender com o Mestre
Conhecimento da Igreja Católica

Você sabia que existe um itinerário catequético no Catecismo da Igreja Católica?

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir hoje sobre o itinerário catequético contido no Catecismo da Igreja Católica.

Um itinerário catequético no Catecismo da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 6, ensina: “Sem confundir-se com eles, a catequese articula-se em torno de determinado número de elementos da missão pastoral da Igreja os quais têm um aspecto catequético e preparam a catequese ou dela derivam: primeiro anúncio do Evangelho ou pregação missionária para suscitar a fé; busca das razões de crer; experiência de vida cristã; celebração dos sacramentos; integração na comunidade eclesial; testemunho apostólico e missionário (Cf. CT, 18 AAS 71 (1979) 1292)”.

Padre Paulo Ricardo2, em inspirada homilia, disse: “Deus Pai, cheio de bondade, ‘amou tanto o mundo, que enviou o seu Filho único, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna’. O Céu, portanto, é para ‘todo o que nele crê’. Mas não basta ter crenças humanas. É necessário dar o passo da fé; para isso, a graça de Deus está à nossa disposição.

Reflita. Existe um caminho traçado por Deus para que todas as pessoas possam crescer na fé e alcançarem uma vivência cristã madura. É preciso que exista um anúncio verdadeiro do Evangelho, o conhecimento de razões para crer, uma experiência prática na comunidade e um testemunho de vida confirmado na vocação. Será que esse itinerário tem sido seguido em nossas paróquias?

Precisamos dar o passo da fé
Precisamos dar o passo da fé

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

2. AZEVEDO JUNIOR, P. R. Das falsas crenças à verdadeira fé. Padre Paulo Ricardo. Disponível em: https://padrepauloricardo.org/episodios/das-falsas-crencas-a-verdadeira-fe. Acesso em: 16 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *