Clicky

A catequese não pode ser um amontoado de informações desordenadas - Altair Fonseca
Sobre a catequese organizada
Conhecimento da Igreja Católica

A catequese não pode ser um amontoado de informações desordenadas

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir hoje sobre a necessidade de uma catequese bem organizada.

A catequese não pode ser um amontoado de informações desordenadas

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 5, ensina: “A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente o ensino da doutrina cristã, ministrado, em geral, de maneira orgânica e sistemática, com o fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã
(Cf. CT, 18: AAS 71 (1979) 1292)”.

Reflita. Em muitas paróquias, existem reclamações sobre a falta de catequese do povo. Analisando o processo de aprendizagem no campo fé, precisamos verificar se o ensinamento está sendo feito de maneira organizada e sistemática. Ou seja, é preciso seguir uma linha gradativa e não apenas ensinar elementos da fé que não possuem ligação entre si. Fundamentar o ensinamento da fé no que é primordial para, aí sim, avançar e alcançar as águas mais profundas é o ideal para catequizar com qualidade.

A catequese deve ser orgânica e sistemática
A catequese deve ser orgânica e sistemática

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *