Clicky

O que é catequese? A resposta do Catecismo da Igreja Católica - Altair Fonseca
Catequese
Conhecimento da Igreja Católica

O que é catequese? A resposta do Catecismo da Igreja Católica

Em tempos de muitas dúvidas e falta de clareza, é fundamental conhecermos a nossa fé para não sermos confundidos. Para isso, é necessário que rezemos e estudemos a doutrina da Igreja. Com o auxílio do Catecismo da Igreja Católica, que traz respostas para as principais questões do catolicismo, vamos refletir hoje sobre o significado da palavra “catequese”.

O que é catequese? A resposta do Catecismo da Igreja Católica

O Catecismo da Igreja Católica1, no parágrafo 4, ensina: “Bem cedo se passou a chamar de catequese o conjunto de esforços empreendidos na Igreja para fazer discípulos, para ajudar os homens a crerem que Jesus é o Filho de Deus, a fim de que, por meio da fé, tenham a vida em nome dele, para educá-los e instruí-los nesta vida, e assim construir o Corpo de Cristo (Cf. CT, 1: AAS 71 (1979) 1277-1278)”.

Reflita. A verdadeira catequese é um pedido do próprio Cristo, que disse: “Ide, pois fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,19-20). Precisamos repensar a maneira de transmitirmos a fé para as novas gerações já que, em muitas paróquias, a catequese tem sido muito deficiente e o resultado desse processo insuficiente é que muitos jovens abandonam a fé na fase mais decisiva de suas vidas.

O significado de catequese
O significado de catequese

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

1. CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA. Novíssima edição de acordo com o texto oficial em latim. 4. Ed. São Paulo: Loyola, 2017.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *