Clicky

Santo Tomás de Aquino e a reflexão sobre um camponês, um filósofo e os anjos - Altair Fonseca
Reflexões de Santo Tomás de Aquino
Inspirações e conselhos

Santo Tomás de Aquino e a reflexão sobre um camponês, um filósofo e os anjos

Santo Tomás de Aquino, o Doutor Comum da Igreja, é grande autoridade para nos ajudar nas nossas dúvidas sobre a fé católica. A seguir, vamos refletir com ele através da alegoria do camponês, do filósofo e dos anjos.

A seguir, vamos conferir uma reflexão extraída de uma das catequeses de Santo Tomás de Aquino.

Santo Tomás de Aquino e a reflexão sobre um camponês, um filósofo e os anjos

Se um mestre dissesse algo segundo sua ciência e um camponês contestasse o mestre porque não o compreende, esse camponês seria considerado muito tolo. No entanto, é certo que a compreensão dos anjos excede a compreensão do melhor filósofo, muito mais do que a compreensão do melhor filósofo excede a compreensão do camponês. Portanto, é tolo o filósofo que se recusa a acreditar no que os anjos dizem – e tanto mais tolo será caso se recuse a acreditar no que Deus diz. Contra isso está escrito: Muitas coisas te foram reveladas, as quais excedem a inteligência humana (Eclo 3,25).

Reflita. De nada vale todo o conhecimento filosófico do mundo se o coração permanece fechado para a graça de Deus, ignorando todas as inspirações e ordens divinas. A inteligência humana não é capaz de comportar os desígnios do Senhor, mas pode buscar a Deus com humildade, inspirada pelo Espírito Santo.

A insuficiência da nossa inteligência

Santo Tomás de Aquino, em uma de suas catequeses, disse: “Caso pudesse o homem compreender perfeitamente todas as coisas visíveis e invisíveis, seria tolo acreditar no que não vemos; no entanto, nosso conhecimento é tão débil que nenhum filósofo jamais pôde investigar perfeitamente a natureza de uma única mosca. […] Se, pois, o nosso intelecto é tão débil, não seria tolice acreditar, a respeito de Deus, apenas naquilo que o homem pode conhecer por si só? É por isso que se diz: Com efeito, Deus é grande e ultrapassa toda a nossa ciência (Jó 36,26)”.

Pense comigo. Será que a humanidade tem noção da insuficiência da própria inteligência para abranger coisas que estão muito além de dela? Ao ver a arrogância de quem tenta colocar Deus na caixa dos seus preconceitos e ideologias, acreditamos que falta humildade na busca de grande parte dos intelectuais atuais.

O nosso intelecto é débil
O nosso intelecto é débil

3 títulos de Santo Tomás de Aquino

Conheça esses títulos através dos quais Santo Tomás de Aquino foi reverenciado na Igreja:

1. Doutor Angélico

Não recebeu este título apenas por ter escrito tratados importantes sobre a natureza dos anjos, mas também, segundo A.D. Sertillanges, porque era um homem casto, discreto e puro; todo alma, quase todo inteligência, à maneira de um anjo. 

2. Doutor Comum 

Foi chamado também de Doutor Comum, pois seu imenso trabalho de síntese doutrinal foi tão admirável que a Igreja o adotou como doutrina oficial. Por isso, Santo Tomás é oficialmente padroeiro das escolas e universidades católicas. 

3. Doutor Eucarístico 

O Papa Pio XI, em sua encíclica Studiorum Ducem deu ao santo este título, por ter Santo Tomás ensinado como ninguém sobre a Eucaristia e ter sido também o seu poeta, através dos hinos Pange Lingua Adoro Te Devote. 

Referências:

AQUINO, T. Catequeses de Santo Tomás de Aquino. 1ª Ed. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2023.

MBC. Títulos de Santo Tomás de Aquino. Disponível em: <https://bibliotecacatolica.com.br/blog/devocao/titulos-de-santo-tomas-de-aquino/> Acesso em: 13 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *