Clicky

Padre Gabriel Vila Verde chama a atenção da internet ao denunciar a falsa caridade em suas redes sociais - Altair Fonseca
Padre Gabriel Vila Verde denuncia a falsa caridade
Reflexões e Meditações

Padre Gabriel Vila Verde chama a atenção da internet ao denunciar a falsa caridade em suas redes sociais

Recentemente, o corajoso padre Gabriel Vila Verde usou suas redes sociais para denunciar uma falsa caridade que tem se alastrado pelo mundo como uma erva daninha. Essa verdadeira praga tenta matar no coração do ser humano o amor a Deus e faz com que as pessoas ajam por interesses partidários, ideológicos ou materiais. Vamos refletir com o texto do sacerdote a seguir.

Padre Gabriel Vila Verde denuncia a falsa caridade em suas redes sociais

Em suas redes sociais, padre Gabriel Vila Verde compartilhou o texto a seguir:

“Existe algo mais comum no Catolicismo que a caridade? Historicamente falando, foi a Igreja quem ampliou a ideia de caridade e fraternidade no Ocidente, tornando-a quase uma rotina na vida social. Não é a toa que, até nos nossos dias, os pobres preferem pedir ajuda nas escadarias de alguma igreja, pois sabem que ali é mais fácil matar a fome que na porta dos bancos e das prefeituras. Logo, nenhum católico em sã consciência será contrário à caridade. O que não é comum na Igreja (nem poderá ser) é o assistencialismo em troca de favores, a filantropia ateia e anti-religiosa, o socialismo materialista de Marx, etc. Assistencialismo até um politico faz em troca de votos, um artista faz para se promover, um ateu faz por sentimentalismo. Para o verdadeiro católico, a caridade é um mandamento divino, uma condição para a salvação eterna. O católico vê no pobre a pessoa do Cristo e busca dar a ele, mais do que pão, a dignidade de um filho de Deus. Basta ver o trabalho de Madre Tereza e Irmã Dulce, hoje santas, que nunca fizeram da caridade um ato político-revolucionário, mas sim uma escada de salvação para elas e tantos outros!”.

Você consegue perceber a realidade que o padre denunciou perto de você ou até mesmo na sua paróquia? Usar a caridade para a promoção de interesses humanos, e não para a honra e glória de Deus, não é uma atitude católica. Como o sacerdote bem lembra, qualquer político corrupto pode fazer obras de caridade; empresas que poluem os rios e desmatam as florestas podem doar alguns milhões para lindos eventos filantrópicos; participantes de seitas diabólicas podem doar cestas básicas em nome de uma entidade maligna, enfim, são muitas as formas ateias de caridade. O que não pode é o católico entrar nesse jogo e achar que só pode ser realmente caridoso se for membro de algum partido que defenda ideias contra o catolicismo, ou pensando que é possível exercer a verdadeira caridade sem uma vida de oração sincera.

Madre Teresa e Irmã Dulce, duas grandes santas da Igreja Católica deram exemplo com suas vidas. Quem for realmente honesto com a vida das duas vai rapidamente perceber que elas só conseguiram ser caridosas porque possuíam intensa vida de oração. Transformar essas duas santas em materialistas, que só se preocupavam com a saúde do corpo, é uma grande hipocrisia de quem tenta instrumentalizar suas imagens para algum tipo de narrativa.

Que possamos sempre ajudar quem precisa, material e espiritualmente, movidos pelo amor de Deus! Que Deus abençoe você e sua família.

Padre Gabriel Vila Verde falou sobre a verdadeira caridade
Padre Gabriel Vila Verde falou sobre a verdadeira caridade

Este conteúdo foi útil? Compartilhe com seus contatos!

Referências:

VILA VERDE, G. Existe algo mais comum no Catolicismo que a caridade? Disponível em: <https://www.facebook.com/gabriel.vilaverde> Acesso em: 10 de janeiro de 2024.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *