Clicky

A crise na Igreja pode se intensificar em 2024? - Altair Fonseca
A crise na Igreja Católica
Reflexões e Meditações / Vídeos

A crise na Igreja pode se intensificar em 2024?

Diante de tantos acontecimentos lamentáveis e posicionamentos que causaram escândalo por parte de membros da Igreja em 2023, o que esperar deste ano? Será que a crise da Igreja pode se intensificar em 2024? Num cenário de ânimos exaltados e muitos erros, precisamos enxergar a situação atual com fé, iluminados pelas promessas irrevogáveis de Jesus Cristo. A seguir, refletiremos com o professor Rafael Brito.

É Cristo que sustenta a Igreja

Professor Rafael Brito, em live sobre a crise na Igreja, disse: “Independente dos erros humanos e daquilo que os homens podem fazer, a Igreja permanece de pé porque Cristo é o sacramento vivo, Ele é Aquele que mantém, Ele é o alimento e o sacramento dessa Igreja que é sacramento para o mundo”.

Os erros e divisões na Igreja, provocados por membros que são humanos e falhos, não podem ser ignorados. É verdade que há escândalos e falta de clareza, é verdade que fiéis menos esclarecidos abandonam a fé neste tempo de confusão, mas também é verdade que a Igreja Católica é firmada na rocha da fé de São Pedro, que é sustentada pelo fundador da única Igreja: Jesus Cristo.

Duas posturas devem ser evitadas neste tempo: a primeira, é o relativismo de quem pensa que não existe nenhum problema e que as cobranças por clareza não passam de alarmismo; a segunda é o sedevacantismo de quem afirma que o Papa Francisco é um impostor e que não temos um pontífice legítimo atualmente. Em ambos os casos, tais pessoas arriscam a própria salvação em seus equívocos que as afastam da verdadeira fé.

É Cristo que sustenta a Igreja
É Cristo que sustenta a Igreja

A crise na Igreja e o que esperar para o ano de 2024 I Opinião do professor I Rafael Brito

O ano de 2023 foi difícil para os católicos. Escândalos financeiros, pronunciamentos que provocaram confusão em setores da Igreja e até mesmo dúvidas sobre a própria instituição. O que podemos esperar para 2024? No vídeo a seguir, professor Rafael Brito faz uma importante reflexão.

A CRISE NA IGREJA E O QUE ESPERAR PARA O ANO DE 2024 I Opinião do professor I Rafael Brito

Os homens passam, mas a Igreja permanece

Professor Rafael Brito, em live sobre a crise na Igreja, disse: “A Igreja permanece. Os homens passam, a Palavra de Deus no mundo, permanece”.

As palavras encorajadoras do professor Rafael Brito devem ecoar em nossos corações. Muita gente, em tempos de crise na Igreja, parecem ter abandonado a oração e a meditação da Palavra de Deus. Ora, as portas do Inferno não prevalecerão, mesmo que a barca de Pedro passe pela grande apostasia. Tudo isso já estava previsto e, quando a falta de fé avança no clero, avancemos na vida de oração e sacrifícios pela santificação dos prelados e sacerdotes.

O que esperar deste e dos próximos anos? Tudo depende da nossa capacidade de dobrar os joelhos em oração e clamar a Deus que venha em nosso auxílio.

Os homens passam e a Igreja permanece
Os homens passam e a Igreja permanece

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe!

Referências:

BRITO, R. A CRISE NA IGREJA E O QUE ESPERAR PARA O ANO DE 2024 I Opinião do professor I Rafael Brito. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=DWuSQw_Uxzs>.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *