Clicky

Posso repetir orações pela indulgência plenária de parentes falecidos? - Altair Fonseca
Sobre as indulgências
Conhecimento da Igreja Católica / Vídeos

Posso repetir orações pela indulgência plenária de parentes falecidos?

Uma pergunta interessante que talvez muitos católicos façam, mas não encontram facilmente a resposta é: posso repetir orações pela indulgência plenária de parentes falecidos? A seguir, vamos refletir sobre o assunto com o auxílio do padre Paulo Ricardo e do professor Felipe Aquino.

O que são as indulgências?

As indulgências permitem que a Igreja distribua as graças merecidas por Jesus, que morreu na cruz, em comunhão com todos os santos e pessoas que praticam boas obras. Somos um só corpo, fazemos penitência juntos com todos que sofrem e oferecemos a Deus os méritos das obras indulgenciadas por nós mesmos e por todos aqueles que precisam.

Padre Paulo Ricardo, em vídeo sobre as indulgências, disse: “Você não vai entender nunca a indulgência se você não crer na comunhão dos santos, se você não crer que nós somos um só corpo em Cristo Jesus e o bem que eu faço afeta positivamente as outras pessoas, ou seja, a penitência que eu faço pode afetar outras pessoas que não fazem penitência; a oração que eu faço pode afetar outras pessoas que não fazem oração”.

Segundo o Catecismo da Igreja Católica, por indulgência se entende a “remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados, cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da redenção, distribui e aplica, por sua autoridade, o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos”.

Existem várias formas de alcançarmos indulgências plenárias ou parciais para nós ou por nossos parentes falecidos. Todo fiel pode, desde que cumpra os requisitos necessários, lucrar uma ou várias indulgências num mesmo dia, ou ao longo de sua vida. Contudo, o papa Paulo VI, na Constituição Apostólica Indulgentiarum Doctrina, sobre a revisão das indulgências, nos explica os requisitos a serem cumpridos para se receber uma indulgência plenária: “fazer uma obra enriquecida de indulgência e preencher as seguintes três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice. Requer-se além disso rejeitar todo o apego ao pecado, qualquer que seja, mesmo venial”.

Entendendo as indulgências
Entendendo as indulgências

The Church |Posso repetir as orações pela indulgência plenária de parentes falecidos? |Felipe Aquino

A indulgência plenária pode ser adquirida uma vez ao dia para a sua alma ou para pessoas que já faleceram seguindo alguns critérios. Assista à explicação do professor Felipe Aquino no vídeo a seguir, que faz parte da série “The Church”, da Canção Nova:

The Church |Posso repetir as orações pela indulgência plenária de parentes falecidos? |Felipe Aquino

Referências:

AQUINO, F. The Church |Posso repetir as orações pela indulgência plenária de parentes falecidos? |Felipe Aquino. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=G8E15pVmfF8&list=PLirXk1hZA1c5pyOqL0RRepKWRCUj3B0fL&index=3>.

AZEVEDO, P. R. Indulgências. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/indulgencias> Acesso em: 21 de dezembro de 2023.

GAUDIUM PRESS. O que são as indulgências? Disponível em: <https://gaudiumpress.org/content/38370-o-que-sao-as-indulgencias/> Acesso em: 21 de dezembro de 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *