Clicky

A Igreja Católica mudou algo sobre o casamento? Bispos dos EUA respondem com clareza - Altair Fonseca
Possíveis mudanças no casamento na Igreja
Notícias e análises

A Igreja Católica mudou algo sobre o casamento? Bispos dos EUA respondem com clareza

Diante da grande confusão causada pela má interpretação de uma declaração do Vaticano, os bispos católicos dos EUA fizeram o seu papel esclareceram que a Santa Sé não alterou a doutrina da Igreja sobre o matrimônio.

Por que a confusão?

Notícias sensacionalistas e dúbias veiculadas pela assim chamada “grande mídia” trouxeram uma interpretação errônea e deixaram muitos fiéis confusos sobre a declaração “Fiducia Supplicans“, publicada pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. Aprovação da união irregular? Deixa de ser pecado o que a doutrina da Igreja sempre condenou? Pela comemoração de leigos e falas exaltadas até mesmo de sacerdotes, a impressão passada foi de uma verdadeira revolução e que a Igreja muda sua forma de pensar sobre o que antes não era permitido. Mas será que é isso mesmo?

O fato é que se a Santa Sé fosse mais clara em seus pronunciamentos, nenhuma confusão aconteceria. Não podemos julgar a intenção dos envolvidos, mas constatamos um fato: palavras ditas de maneira nebulosa, sem muita clareza, geram a confusão e estão causando muitos prejuízos à fé nos últimos tempos. Tudo isso nos faz ver a atualidade das palavras de Jesus: “Dizei somente: ‘Sim’, se é sim; ‘não’, se é não. Tudo o que passa além disso vem do Maligno” (Mt 5, 37). Ou seja, está claro? Não resta dúvida? O que estiver fora disso é julgado pelo próprio Cristo.

Bispos católicos dos EUA são claros sobre o casamento católico

A Conferência dos Bispos Católicos dos Estados Unidos (USCCB, pela sigla em inglês) se pronunciou na segunda-feira, 18, por meio da sua diretora executiva de assuntos públicos, Chieko Noguchi, a respeito da declaração “Fiducia Supplicans“, publicada na mesma data pelo Dicastério para a Doutrina da Fé. A declaração trata da possibilidade de bênçãos a uniões homossexuais e a casais heterossexuais em situação irregular do ponto de vista da doutrina católica sobre o sacramento do matrimônio, autorizando a concessão de bênçãos a pessoas em tais situações desde que não sejam realizadas de forma a parecer um casamento, distinguindo-se, assim, entre bênção pastoral e bênção sacramental.

Mesmo que a grande mídia fale sobre um gesto histórico ou revolução na Igreja, os bispos dos EUA esclareceram que esta declaração da Santa Sé não altera a doutrina da Igreja sobre o matrimônio e reiteraram que o casamento católico é e continuará sendo exclusivamente entre um homem e uma mulher.

Chieko Noguchi afirmou, em nome do episcopado norte-americano, que a declaração “articulou uma distinção entre bênçãos litúrgicas (sacramentais) e bênçãos pastorais, que podem ser dadas a pessoas que desejam a graça amorosa de Deus em suas vidas”. Ela acrescentou que “a doutrina da Igreja sobre o casamento não mudou e esta declaração afirma isso, ao mesmo tempo em que faz um esforço para acompanhar as pessoas mediante a transmissão de bênçãos pastorais, porque cada um de nós precisa do amor curador e da misericórdia de Deus”.

A “Fiducia Supplicans“, de fato, afirma que a Igreja não pode autorizar uma bênção litúrgica para uniões homossexuais nem para casais heterossexuais cuja união seja irregular sacramentalmente, mas considera que essa proibição de bênçãos litúrgicas não impede que os padres deem bênçãos pastorais destinadas a todos. Tais bênçãos pastorais podem ser dadas àquelas pessoas que “não reivindicam uma legitimação de seu status, mas imploram que tudo o que é verdadeiro, bom e humanamente válido na sua vida e no seu relacionamento seja enriquecido, curado e elevado pela presença do Espírito Santo”.

Verdades sobre o casamento católico
Verdades sobre o casamento católico

Tempos difíceis

Embora o ensinamento da Igreja não mude, tais declarações dúbias e sem clareza abrem brecha para ação de muitos que querem instaurar a confusão. Aliás, o demônio, que é o grande divisor e maior inimigo de Deus e de nossas almas, aproveita-se de tais situações para levantar revoltas contra o papa e a hierarquia da Igreja.

Estudemos, reconheçamos os erros do papa Francisco e daqueles que estão à sua volta, mas acima de tudo, rezemos pela santificação do clero e sejamos dóceis aos direcionamentos que o Espírito Santo de Deus nos dará nesses tempos de tribulação.

Se achou este conteúdo útil, compartilhe!

Referências:

VÊNETO, F. Bispos dos EUA reafirmam que casamento católico é exclusivamente entre um homem e uma mulher Disponível em: <https://pt.aleteia.org/2023/12/20/bispos-dos-eua-reafirmam-que-casamento-catolico-e-exclusivamente-entre-um-homem-e-uma-mulher/> Acesso em: 20 de dezembro de 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *