Clicky

Você conhece alguém que ostenta uma humildade de fachada? Padre Paulo Ricardo alerta os soberbos - Altair Fonseca
Humildade de fachada
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você conhece alguém que ostenta uma humildade de fachada? Padre Paulo Ricardo alerta os soberbos

Você conhece alguém que ostenta uma humildade de fachada? Parecer ser uma pessoa boazinha aos olhos da sociedade, forçar uma aparência piedosa nas redes sociais, mas ocultar um interior apodrecido? Eis a realidade de muitos que enganam os homens, mas nunca poderão enganar a Deus.

Veja também: O que é sedevacantismo? Entenda a covardia e a soberba diante da crise na Igreja Católica.

O mais valioso está no interior

São Luís Maria Grignion de Montfor, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Vigem, disse: “A santidade, pois, que encontra graça aos olhos de Deus, não é a que brilha aos olhos do mundo, senão a que oculta no íntimo da alma e do coração, feito santuário do amor puro de deus! Nada valem as mais portentosas obras exteriores de apostolado brilhante em face de um ato perfeito de puro amor de Deus!”.

Se a verdadeira santidade está no interior, precisamos aprender com Aquela que, mesmo carregando o Deus encarnado no ventre, sempre ocultava a grandeza de sua missão e buscava ser a humilde escrava do Senhor. A Virgem Maria intercede por aqueles que querem ter vida interior e lutam contra a soberba que insiste em aparecer nos momentos mais inconvenientes. Sim, somos frágeis e pecadores, mas ao reconhecer essa verdade já estamos começando a trilhar o caminho da humildade necessária para que a graça de Deus possa nos socorrer.

A verdadeira santidade
A verdadeira santidade

Humildade “exibida” tem nome: soberba!

Todos sabemos da importância fundamental da humildade na vida cristã. Mas você sabia que há um grande risco de que essa virtude seja “falsificada”? Hoje em dia, infelizmente, isso é muito comum! Neste trecho selecionado, ao tratar sobre o remédio contra a soberba, mãe de todos os pecados, Padre Paulo Ricardo mostra as contradições da “humildade exibida na vitrine”. Assista:

Humildade “exibida” tem nome: soberba!

Humildade colocada na vitrine é soberba

Padre Paulo Ricardo, em vídeo sobre a humildade, disse: “Se eu exibir a minha humildade, eu sou o maior de todos os soberbos. Humildade colocada na vitrine é soberba!”.

É provável que você já tenha visto alguém (ou será que você mesmo(a)?) exaltando a própria humildade, dizendo com uma aparente piedade que é muito incapaz e humilde. Por trás dessa autopiedade, existe um desejo de reconhecimento identificado pelo Padre Paulo Ricardo como a má e velha soberba.

Humildade colocada na vitrine é soberba
Humildade colocada na vitrine é soberba

Só os humildes se tornam santos

São Luís Maria Grignion de Montfor, no Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Vigem, disse: “Deus se compraz deveras em exaltar os humildes. A própria sede de ocultamento e humildade é, portanto, índice de virtude, e de predestinação para a santidade”.

Em seus desígnios desconhecidos pelos soberbos, Deus sempre eleva os humildes e confunde aqueles que buscam grandezas, mesmo que na vida espiritual. O caminho da verdadeira humildade nos blinda contra todo tipo de erro. Que a Virgem Maria interceda por você, que tem vontade de amar mais a Deus e abandonar qualquer prática soberba.

Só os humildes se tornam santos
Só os humildes se tornam santos

Inscreva-se no canal do padre Paulo Ricardo no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *