Clicky

Será que a Igreja está prestes a mudar? - Altair Fonseca
A Igreja está prestes a mudar?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Será que a Igreja está prestes a mudar?

A Igreja Católica Apostólica como conhecemos e existe há 2 mil anos, está prestes a mudar? Bem, se deixar de ser uma instituição hierárquica – na qual a cabeça é Cristo – para transformar-se numa democracia – onde o povo caminha junto, escolhendo o que é “melhor” – a resposta é sim. Mas vamos refletir sobre isso e muito mais a seguir, com o auxílio do jornalista católico Bernardo Küster.

Veja também: Heresia, apostasia e cisma na Igreja? A negação da fé renova os sofrimentos de Cristo.

Deus conta com você

Bernardo Küster é diretor do Jornal Brasil Sem medo, ensaísta, tradutor e jornalista. Ele se descreve como “desprendido demais para ser gentil com todos, e sincero demais para ser falso com alguns”. Em live sobre o Sínodo da Sinodalidade, o jornalista disse: “Deus não faz aquilo que Ele mandou a gente fazer. Você entendeu? Deus não faz aquilo que é nosso dever. Deus deseja e quis contar com o ser humano para que as portas do Inferno não prevaleçam contra a Igreja”.

Deus não precisa de nós para absolutamente nada, já que Ele é poderoso para criar, modificar e realizar o que quiser. O fato é que, em Seu amor e misericórdia, Deus quer que todos sejamos livres para realizarmos nossas escolhas e participarmos da obra de redenção. Como um pai que pode realizar uma tarefa, mas quer ver o esforço dos filhos para que aprendam, Deus também quer que aprendamos e sejamos virtuosos.

Se é promessa de Deus que as portas do Inferno não prevalecerão contra a Sua Igreja, Ele também nos pede que sejamos santos assim como o Pai é santo. Ao refletirmos sobre a maneira de Deus agir ao longo da história da salvação, fica evidente que Ele conta com o esforço e fé de cada católico para que o inferno não vença a Igreja. Será que você e eu estamos batalhando como deveríamos?

Deus conta com você
Deus conta com você

Esse sínodo pode mudar tudo | Sínodo da Sinodalidade

Em outubro deste ano, entre os dias 4 e 29, está programado para acontecer um dos Sínodos mais significativos da história da Igreja. No entanto, esse será diferente de todos os anteriores até agora: além de abordar temas como a ordenação de homens casados, ordenação feminina e comunhão para pessoas divorciadas, o ecumenismo também estará na pauta de discussões. No vídeo a seguir, Bernardo Küster explica o que pode estar por trás dessa reunião eclesiástica e como você poderá acompanhar tudo em primeira mão, de forma gratuita.

Esse SÍNODO pode mudar TUDO | Sínodo da Sinodalidade

A praga modernista

O que é o modernismo?

O modernismo abrange, dentre outros campos culturais, a literatura, a arquitetura, o design, a pintura, a escultura, o teatro e a música modernas. O movimento modernista baseou-se na ideia de que as formas “tradicionais” das artes plásticas, literatura, design, organização social e da vida cotidiana tornaram-se ultrapassadas, e que se fazia fundamental deixá-las de lado e criar no lugar uma nova cultura. A busca pela novidade nas formas e a insubordinação contra as autoridades instituídas podem ser consideradas características comuns aos diversos artistas deste movimento. 

O movimento estimula ideia de reexaminar cada aspecto da existência, do comércio à filosofia, com o objetivo de achar o que seriam as “marcas antigas” e substituí-las por novas formas, e possivelmente melhores, de se chegar ao “progresso”. Religião, família, bom comportamento, ordem, regras? Segundo os pensadores modernos, são todas coisas do passado e devem ser substituídas pelo modelo de vida apresentado na cultura atual.

São Pio X contra o modernismo

São Pio X, na Carta Encíclica Pascendi Dominici Gregis, disse: “Se, pois, de uma só vista de olhos atentarmos para todo o sistema, a ninguém causará pasmo ouvir-Nos defini-lo, afirmando ser ele a síntese de todas as heresias. Certo é que se alguém se propusesse juntar, por assim dizer, o destilado de todos os erros, que a respeito da fé têm sido até hoje levantados, nunca poderia chegar a resultado mais completo do que alcançaram os modernistas”. 

No fim deste conteúdo você pode acessar a Carta Encíclica de São Pio X na íntegra, mas acho que você já percebeu que o modernismo é capaz de destruir todos os valores que sustentam a sociedade de pé. A implosão da humanidade começa quando a pedra angular, que é Cristo Jesus, é retirada pelos pretensos arquitetos de uma nova engenharia social. Você consegue perceber isso? Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine e conduza à Verdade.

São Pio X e o modernismo
São Pio X e o modernismo

Inscreva-se no canal de Bernardo P Küster no YouTube.

Referências:

Pascendi Dominici Gregis: sobre as doutrinas modernas (8 de setembro de 1907) | PIO X. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/pius-x/pt/encyclicals/documents/hf_p-x_enc_19070908_pascendi-dominici-gregis.html>. Acesso em: 26 set. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *