Clicky

Heresia, apostasia e cisma na Igreja? A negação da fé renova os sofrimentos de Cristo - Altair Fonseca
Heresia apostasia e cisma
Reflexões e Meditações / Vídeos

Heresia, apostasia e cisma na Igreja? A negação da fé renova os sofrimentos de Cristo

Não se assuste com a imagem de capa deste conteúdo, pois embora visualmente a Igreja pareça impecável, há chagas abertas que fazem sofrer o corpo místico de Cristo. O cenário de destruição representa o campo espiritual que faz perecer muitas almas sedentas de unidade na verdade. Precisamos entender melhor o que está acontecendo.

Veja também: São Luís e Santa Zélia Martin e a oração de uma família santa.

O que são heresia, apostasia e cisma?

O Código de direito canônico, cân. 751, nos ensina: “Diz-se heresia a negação pertinaz, depois de recebido o batismo, de alguma verdade que se deve crer com fé divina e católica, ou ainda a dúvida pertinaz acerca da mesma; apostasia, o repúdio total da fé cristã; cisma, a recusa da sujeição ao Sumo Pontífice ou da comunhão com os membros da Igreja que lhe estão sujeitos”.

Partindo desses conceitos, podemos começar a refletir sobre a postura dos que ainda se declaram católicos ao redor do mundo. Será que todos aceitam todas as verdades de fé ou querem modernizar a Igreja segundo critérios humanos? Há grupos que perseguem o Papa em vez de rezarem por ele e contribuírem para a propagação das verdades do Evangelho? Leigos que querem demonstrar respeito com Jesus (comungando na boca e de joelhos, por exemplo) são perseguidos por estarem “exagerando”? Quando amar e respeitar o Criador do céu e da terra for considerado um exagero, eis o sinal de que o edifício espiritual da Igreja está sofrendo graves depredações.

A negação da fé
A negação da fé

Feridas abertas

Precisamos falar sobre algumas feridas abertas que expõem o quanto as pessoas facilmente tiram Deus do centro de suas vidas. Quando essa postura invade a Igreja, vemos um cenário desafiador para qualquer cristão católico. Assista o vídeo a seguir, que faz parte da Conversa Católica, e vamos conversar sobre isso.

Existe heresia, apostasia ou cisma na Igreja? – Conversa Católica

A Igreja de Cristo prevalecerá

Altair Fonseca, em live da Conversa Católica, disse: “Se a Igreja de Cristo prevalecerá até o fim, não se trata de uma igreja nova, modernizada no pior sentido progressista da palavra, relativizada, que esquece a moral, que esquece os mandamentos”.

Jesus disse que as portas do Inferno nunca prevalecerão sobre a Sua Igreja. Mas o Senhor disse isso da Igreja que Ele fundou, formada por pedras vivas e espirituais, que sustentam a Igreja Católica quando seguem a doutrina dos apóstolos. Qualquer novidade fora do ensinamento de Cristo não “cola” na sua Igreja e tende ao fracasso, junto com seus seguidores que perecerão. Os que se mantiverem fiéis, mesmo que sejam a minoria, alcançarão a coroa da eterna glória. Renunciamos, em nome de Jesus, a toda heresia, apostasia ou cisma. Que o Espírito Santo de Deus nos mantenha em unidade na verdade, já que a unidade no erro é uma armadilha do diabo, o grande mentiroso e divisor.

A Igreja de Cristo prevalecerá
A Igreja de Cristo prevalecerá

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *