Clicky

Ouvir música do mundo é pecado? Padre Leonardo responde com sabedoria - Altair Fonseca
Ouvir música do mundo é pecado?
Reflexões e Meditações / Vídeos

Ouvir música do mundo é pecado? Padre Leonardo responde com sabedoria

Ouvir música do mundo é pecado? Quem quer buscar a santidade nunca mais poderá ouvir uma boa música secular que traz calma e paz? Antes de cair em qualquer extremismo, ouviremos os bons ensinamentos do padre Leonardo.

Veja também: É pecado ter maus pensamentos? Padre Leonardo te ajuda a discernir.

Você é responsável por aquilo que imagina

Padre Leonardo, em catequese sobre ouvir músicas do mundo, ensina: “Jesus disse: ‘a boca fala do que o coração estão cheio’. A gente pode também intuir: a imaginação tira daquilo que nós colocamos dentro”.

Com o que você tem alimentado a sua imaginação? Saiba que você tem responsabilidade sobre isso e essa reflexão inicial já nos introduz no assunto de hoje. As músicas que você ouve podem alimentar sua imaginação com conteúdo que te leva a pecar, mas vamos meditar melhor sobre isso a seguir.

Com o que você tem alimentado a sua imaginação?
Com o que você tem alimentado a sua imaginação?

É pecado ouvir músicas do mundo?

Será que ouvir músicas mundanas é pecado? Em primeiro lugar, precisamos entender que músicas mundanas ou profanas são aquelas que não são religiosas, elas se diferem das músicas sagradas. Sobre esse assunto, existem diversas dúvidas e, muitas vezes, a questão é tratada com extremismo ou ignorância. Quando o assunto são as músicas do mundo, existem alguns pontos a serem destacados: o primeiro deles é que muitas pessoas acham que para ser santo é necessário escutar apenas as músicas sacras da Igreja Católica, como o canto gregoriano; porém, não é bem assim. A verdade é que não existe problema em escutar músicas que não sejam sagradas, em momentos de relaxamento e lazer, desde que essas músicas não apresentem uma letra ou ritmo imoral, de maneira que ofenda a Deus.

Outro ponto a ser destacado é em relação à quantidade e à frequência que você escuta essas músicas, pois, quando se escuta essas músicas em demasia, você acaba enchendo a sua mente desse conteúdo e estimulando a sua alma a pensar e agir de acordo com o conteúdo que você consome. Consumir esse tipo de música em grande quantidade pode atrapalhar seus momentos de oração e contato com Deus, pois você estará com a mente cheia de um conteúdo alheio à Fé, viciante e até problemático, que se opõe àquilo que é ensinado por Deus.

E, sim, é possível pecar gravemente ao escutar músicas mundanas, quando tais músicas ofendem a Deus e se opõem aos ensinamentos da Igreja Católica. É ainda imprudente ouvir músicas que, para você (e talvez não para a maioria das pessoas), seriam ocasião de pecado, por estimularem os sentidos e te deixar propenso ao pecado, em razão de seu temperamento, caráter, circunstâncias da vida ou histórico de pecados passados. Portanto, o que deve ser feito é analisar as músicas com discernimento, para não escutar músicas que em sua letra, ritmo ou contexto venham a ofender a Deus, e tomar cuidado com a quantidade desse conteúdo que você consome, para não se encher de algo irrelevante para a sua vida espiritual.

Todos esses conselhos foram dados por padre Leonardo e você confere no vídeo a seguir. Assista e compartilhe.

É pecado ouvir músicas do mundo?

Inscreva-se no canal do padre Leonardo no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *