Clicky

É pecado ter maus pensamentos? Padre Leonardo te ajuda a discernir - Altair Fonseca
É pecado ter maus pensamentos?
Reflexões e Meditações / Vídeos

É pecado ter maus pensamentos? Padre Leonardo te ajuda a discernir

Quanto mais informações acumulamos de maneira desordenada, mais bagunçados se tornam os nossos pensamentos. Infelizmente, além de desordenados, nossos pensamentos se tornam impuros e imorais, dentre outras coisas prejudiciais, conforme o que damos de alimento para a nossa imaginação ao longo do dia. Mas é pecado ter maus pensamentos? Padre Leonardo nos ajudará a discernir.

Veja também: Do que você tem medo? Entenda a intensa batalha diária que acontece no âmbito dos seus pensamentos.

Como evitar os maus pensamentos?

Sobre os maus pensamentos, padre Leonardo nos orienta em uma de suas últimas catequeses: “Como é que eu posso evitar os maus pensamentos? Não pode. Provavelmente você não pode, tá? Mas o que você pode fazer? Não pecar com eles, ou você pode amenizá-los”.

Antes de mais nada, você precisa entender que não dá para evitar completamente os maus pensamentos, você pode alimentar seus sentidos com coisas que edificam, e que depois povoarão seus pensamentos. O que você assiste e lê? Qual é o conteúdo das suas conversas diárias? O que seus sentidos consomem todos os dias? É preciso refletir sobre este assunto.

Como evitar os maus pensamentos?
Como evitar os maus pensamentos?

É pecado ter maus pensamentos?

Se ter maus pensamentos é inevitável, como saber se esses pensamentos são pecado? Essa questão tem algumas variáveis e é sobre isso que o padre Leonardo vai refletir na catequese a seguir, que pode ajudar muitas pessoas, principalmente as escrupulosas.

É pecado ter maus pensamentos?

Deus vê tudo

Santa Teresinha do Menino Jesus nos diz: “O Deus de bondade e de misericórdia recompensará, magnificamente, não somente as ações brilhantes realizadas por ele, mas ainda o simples desejo de servi-lo e de amá-lo, pois ele vê tudo, seu olho penetra o fundo dos corações, os mais secretos pensamentos não lhe são escondidos”.

Deus é justo e nada está escondido diante d’Ele. Ele também é misericordioso, e nos ama a ponto de perdoar qualquer falta, não importa a gravidade, desde que estejamos arrependidos. Não se afaste de Deus por medo, mas também não o ofenda através de uma vida relaxada, mergulhada no pecado. Para encontrar o equilíbrio, o ideal é viver em vigilante oração, buscando amar o Senhor nas coisas simples. Que Santa Teresinha do Menino Jesus interceda por você e sua família!

Deus vê tudo
Deus vê tudo

Inscreva-se no canal do padre Leonardo no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *