Clicky

Padre Chrystian Shankar fala sobre os 7 pecados capitais - Altair Fonseca
Padre Chrystian Shankar fala sobre os 7 pecados capitais
Conhecimento da Igreja Católica

Padre Chrystian Shankar fala sobre os 7 pecados capitais

Recentemente, o amado padre Chrystian Shankar usou suas redes sociais para falar sobre os 7 pecados capitais, que parecem ter sua prática estimulada por um sistema perverso. Você percebe que são diversas as ocasiões de pecado que nos são oferecidas diariamente? Precisamos refletir sobre esses pecados.

Veja também: Quais pecados me impedem de comungar?

Os sete pecados capitais são atitudes que levam o ser humano a cometer infrações (pecar). Apesar de serem listados separadamente, é comum que eles se correlacionem em seus significados.

Quais são os 7 pecados capitais?

1️⃣ Luxúria: popularmente relacionada à busca excessiva pelo sexo, também é um pecado ligado à paixão pelo poder e pelo dinheiro, de acordo com a perspectiva de São Tomás de Aquino. A luxúria é se deixar dominar pelas paixões.

2️⃣ Soberba: também conhecida como vaidade, está relacionada ao sentimento de superioridade. É o orgulho em excesso, o narcisismo.

3️⃣ Preguiça: é vista como pecado por gerar a procrastinação, a apatia, o desleixo. A pior preguiça é a espiritual.

4️⃣ Inveja: é o desejo excessivo por tudo o que outra pessoa tem ou conquista. A pessoa invejosa ignora seus próprios bens e cobiça uma vida que não é sua.

5️⃣ Gula: o significado mais comum da gula é o consumo exagerado de comida e bebida. O termo vem do latim gluttire (devorar, engolir às pressas).

6️⃣ Avareza: excesso de apego a bens materiais. Popularmente, pode-se considerar como avarento um indivíduo “pão-duro”. A ganância também é uma característica da avareza, já que a pessoa pode fazer qualquer coisa para conseguir o que deseja (atitudes boas ou ruins).

7️⃣ Ira: é a raiva, a demonstração do ódio e o desejo de fazer o mal para algo ou alguém.

O que fazer para vencer esses pecados? Na mesma publicação, o sacerdote indica que devemos orar e vigiar, além de nos mostrar uma lista de virtudes que devemos cultivar para vencermos o mal que há em nós.

Para vencer os pecados, ore e vigie
Para vencer os pecados, ore e vigie

7 virtudes

Em oposição aos pecados capitais, estão as virtudes. Cada atitude maléfica tem uma versão considerada boa. Vencemos os vícios cultivando uma virtude oposta a eles. Confira:

1️⃣ Ira → Paciência

2️⃣ Inveja → Caridade

3️⃣ Preguiça → Diligência

4️⃣ Gula → Temperança

5️⃣ Soberba → Humildade

6️⃣ Luxúria → Castidade

7️⃣ Avareza → Generosidade

Quem deseja ser feliz de verdade precisa praticar as virtudes e evitar os pecados. O mundo exalta a perversão, mas Jesus nos pede a conversão!

Destrua o pecado ou ele te destruirá

Santo Agostinho disse: “O homem se faz réu do pecado no mesmo momento em que se decide a cometê-lo. Pouco vale não realizá-lo apenas por temor ao castigo. Ou destróis o pecado que há em ti ou ele te destruirá”.

A frase de Santo Agostinho vai na mesma linha dos ensinamentos transmitidos pelo padre Chrystian Shankar. Você precisa entender que, ou você luta contra o pecado a fim de destruí-lo, ou será dominado e destruído por ele. Basta ver que a sociedade está desmoronando por conta do mal comportamento das pessoas para constatar a verdade dessas palavras. Que Deus nos dê a graça de uma profunda e sincera conversão.

Destrua o pecado
Destrua o pecado

Curta a página do padre Chrystian Shankar no Facebook.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *