Clicky

Como saber se a sua oração foi válida? Padre Leonardo responde - Altair Fonseca
Como saber se sua oração foi válida
Reflexões e Meditações / Vídeos

Como saber se a sua oração foi válida? Padre Leonardo responde

Você costuma sentir que sua oração não agradou a Deus? Seja por falta de devoção, de atenção, de fé, ou por maus pensamentos, muita gente acaba sentindo que a sua oração foi indigna e que não merece ser atendida por Deus. Até mesmo há pessoas que pensam que a oração mal feita é o motivo de uma graça ainda não ter sido alcançada. Será que é isso mesmo? Vamos refletir sobre isso a seguir.

Veja também: Com simples orações, peça à Santíssima Trindade: Fé, Esperança e Caridade.

Por que você reza?

Antes de refletir sobre a validade de uma oração, é preciso pensar sobre o motivo pelo qual você reza. No que se baseia a sua oração e de que maneira você tem rezado? Padre Leonardo disse: “Nós rezamos para louvar, adorar, agradecer a Deus. Então Deus é o objeto da minha oração, não eu. Se eu vou para diante do Santíssimo, se eu vou rezar meu Terço, se eu vou fazer minha leitura espiritual e eu não sinto nada, isso não importa”.

A frase do sacerdote pode parecer impactante, mas é muito real. Muitas dúvidas sobre a maneira que temos rezado brotam de uma preocupação egoísta consigo mesmo, e não de uma autêntica vontade de agradar a Deus. Se isso acontece com você, é preciso mudar o foco da sua vida espiritual e nós vamos refletir mais sobre isso a seguir.

Por que você reza?
Por que você reza?

Como saber se a minha oração foi válida?

No vídeo a seguir, padre Leonardo dá uma catequese muito esclarecedora sobre este ponto específico da oração. Afinal, a oração que você tem feito é válida, mesmo com tanta imperfeição? Descubra a resposta a seguir:

Como saber se a minha oração foi válida?

Inscreva-se no canal do Padre Leonardo no YouTube.

Na mesma linha das palavras do padre Leonardo está o que diz Santo Inácio de Loyola: “O ser humano é criado para louvar, reverenciar e servir a Deus nosso Senhor, e, assim, salvar-se”.

Ou seja, nossa preocupação não deve estar naquilo que sentimos, mas em nossas reais disposições em amar e servir a Deus. Para isso fomos criados e só assim encontraremos a verdadeira paz.

Não há nada mais importante
Não há nada mais importante

Como é a vida de quem sofre com escrúpulos?

O escrúpulo aparece como uma ameaça secreta que impede os cristãos de acreditarem na infinita misericórdia e na graça de Deus. 

Como é a vida para quem sofre de escrúpulos? Algumas características sobre eles são:

  • Costumam esconder seus escrúpulos;
  • Preocupam-se seletivamente;
  • As coisas que podem incomodar os outros não são percebidas por eles;
  • Números podem ser mágicos (ou seja, contar orações, verificar várias vezes o número de Ave-Marias no terço etc.);
  • Seus sentimentos os confundem;
  • Alguns recorrem ao álcool;
  • A sexualidade os assusta;
  • Estão sempre preocupados;
  • Muitas vezes lavam ou verificam as coisas em excesso, ou certificam-se de que os objetos sejam colocados em uma determinada ordem;
  • Podem sentir o perigo de um pecado mortal a qualquer momento.

Santo Inácio de Loyola também disse: “Orai como se tudo dependesse de Deus, e trabalhai como se tudo dependesse de vós”.

Lutemos para vencer as vãs preocupações rezando a Deus com confiança e trabalhando com desapego de nós mesmos. Tenhamos em mente que tudo concorre para o bem daqueles que amam ao Senhor e sigamos firmes na caminhada. Deus abençoe você!

Orai e trabalhai
Orai e trabalhai

Referências:

ORNUM, William Van. A luta secreta dos santos Inácio e Afonso: a escrupulosidade. Aleteia.org, 29 jul. 2013. Disponível em: https://pt.aleteia.org/2013/07/29/a-luta-secreta-dos-santos-inacio-e-afonso-a-escrupulosidade/. Acesso em: 20 jun. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *