Clicky

Oração a São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes - Altair Fonseca
Oração a São Luís Gonzaga
Orações

Oração a São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes

Todos os anos, no dia 21 de junho, a Igreja Católica celebra a memória de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude e dos estudantes. A seguir você vai saber mais sobre a vida deste grande santo e aprenderá uma oração pedindo a sua intercessão.

Veja também: Um educador católico com o coração inflamado em uma palestra sobre o mundo que nega a Cristo.

Sobre São Luís Gonzaga

São Luís Gonzaga nasceu na Itália, em 1568 e morreu em 1591, quando tinha apenas 23 anos. Ele foi um jovem jesuíta que renunciou à nobreza e se dedicou à vida religiosa.

Mesmo que seu pai desejasse para ele a carreira militar, Luís abriu mão deste caminho e foi para Roma, onde iniciou seus estudos de Teologia. Durante esse período, Roma estava passando por uma grande epidemia de tifo que ceifou a vida de muitas pessoas. Compadecido com o sofrimento das pessoas, o jovem jesuíta decidiu permanecer no local e ajudar os doentes. Luís acabou contraindo a doença, falecendo no dia 21 de junho de 1591, aos 23 anos.

S. Luis Gonzaga por Francisco Goya.
São Luís Gonzaga, por Francisco Goya

Oração a São Luís Gonzaga

Ó São Luís, adornado de angélicos costumes, eu, vosso(a) indigníssimo(a) devoto(a), vos recomendo singularmente a castidade de minha alma e de meu corpo. Rogo-vos por vossa angélica pureza que intercedais por mim ante o Cordeiro Imaculado, Jesus Cristo, e sua Santíssima Mãe, a Virgem das virgens, e que me preserveis de todo pecado grave. Não permitais que eu me manche com alguma nódoa de impureza, mas, quando me virdes em tentação, ou perigo de pecar, afastai de meu coração todos os pensamentos e afetos imundos e, despertando em mim a lembrança da eternidade e de Jesus crucificado, imprimi profundamente em meu coração o sentimento do santo temor de Deus; abrasando-me no amor divino, fazei que, imitando-vos na terra, mereça convosco gozar a Deus no céu. Amém.

Você deseja amar a Deus?

São Luís Gonzaga diz: “Aquele que realmente deseja amar a Deus, não ama senão tiver um desejo ardente e constante de sofrer por sua causa”.

Para amarmos realmente a Deus, precisamos renunciar a nós mesmos e tomar nossa cruz a cada dia, a exemplo d’Aquele que mais nos amou. Não há amor verdadeiro sem entrega e sofrimento, mas também ninguém é realmente feliz sem amar de verdade. Que Deus te fortaleça e te guie na sua caminhada espiritual rumo ao Céu, com a intercessão de São Luís Gonzaga.

Você deseja amar a Deus
Você deseja amar a Deus

Referências:

Oração a São Luís Gonzaga. Catequisar. Brasil. Disponível em: <https://catequisar.com.br/texto/oracao/santos/15.htm>. Acesso em: 17 jun. 2023.

Oração e frases de São Luís Gonzaga, padroeiro da juventude. GaudiumPress. Brasil. Disponível em: <https://gaudiumpress.org/content/oracao-e-frases-de-sao-luis-gonzaga-padroeiro-da-juventude/>. Acesso em: 17 jun. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *