Clicky

Aprenda a estudar meditando com o auxílio de Santo Agostinho, Hugo de São Vítor, e padre Paulo Ricardo - Altair Fonseca
Aprenda a estudar meditando
Reflexões e Meditações / Vídeos

Aprenda a estudar meditando com o auxílio de Santo Agostinho, Hugo de São Vítor, e padre Paulo Ricardo

Com o “Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar”, de Hugo de São Vítor, você pode aprender um método de estudo utilizado pelos santos e enraizado na grande Tradição da Igreja. O pequeno livro estará disponível para download em PDF no fim deste conteúdo, mas antes, vamos refletir sobre a importância de reter informação, meditar sobre as causas e contemplar a verdade.

Veja também: Sabe qual é o pior problema do coração duro? É que ele não pode ser moldado.

Sejamos vencidos pela verdade!

Começamos nossas reflexões com o grande Santo Agostinho, que disse: “Os que não querem ser vencidos pela verdade, serão vencidos pelo erro”.

Antes de estudarmos e meditarmos, precisamos nos certificar que estamos, de fato, buscando a verdade. Se não formos convencidos pela verdade, que liberta, seremos vencidos pelo erro, que aprisiona. Notar que há um excesso de informações desencontradas atualmente só nos faz perceber a urgência de silenciar, buscar o afastamento da confusão e caminhar inspirados pelo Espírito Santo e pelos mestres confiáveis.

Sejamos vencidos pela verdade
Sejamos vencidos pela verdade

Você tem medo da verdade?

Padre Paulo Ricardo diz: “A verdade liberta, mas, não quer dizer que ela vai ser agravável. Você vai ser tocado pela verdade e ela vai exigir uma mudança de vida”.

É natural que não estejamos certos em tudo o que pensamos e fazemos. Ter consciência disso é fundamental para quem busca a verdade, já que ao contemplá-la, seremos confrontados em nosso proceder. Você tem maturidade para descobrir que pode estar errado e que vai precisar mudar o seu modo de agir?

Você tem medo da verdade
Você tem medo da verdade

Aprenda a estudar meditando, com Hugo de São Vítor e Padre Paulo Ricardo

No vídeo a seguir, padre Paulo Ricardo faz comentários sobre uma obra pedagógica preciosa: o “Opúsculo sobre o modo de aprender e meditar”, escrito há mais de um milênio por Hugo de São Vítor. Com esse grande teólogo medieval, aprenderemos um método de estudo utilizado pelos santos e enraizado na Tradição da Igreja. Assista e dê um turbo em sua vida intelectual e espiritual:

Aprenda a estudar meditando, com Padre Paulo Ricardo!

Hugo de São Vítor explica assim a diferença entre a meditação e a contemplação: “A meditação é, portanto, um certo vagar curioso da mente, um investigar sagaz do obscuro, um desatar do que é intrincado. A contemplação é aquela vivacidade da inteligência que, possuindo todas as coisas, as abarca em uma visão plenamente manifesta, e isto de tal maneira que aquilo que a meditação busca, a contemplação possui”.

Que você possa querer buscar evoluir na compreensão do mundo em que vive, para poder ter uma existência cheia de sentido, tendo sempre a percepção de que o nosso fim último é Deus.

Sobre a meditação e a contemplação
Sobre a meditação e a contemplação

Inscreva-se no canal do padre Paulo Ricardo no YouTube.

Material para Download:

Referências:

RICARDO, Padre Paulo. Aprenda a estudar meditando. Padrepauloricardo. Cuiabá, 2018. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/aprenda-a-estudar-meditando>. Acesso em: 18 mai. 2023.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *