Ícone do site Altair Fonseca

Você sabe sofrer pelas coisas certas? Padre Paulo Ricardo te ajuda com uma homilia inspirada

Vamos sofrer pelas coisas certas

Vamos sofrer pelas coisas certas

É fato que o mundo nos fornece abundantes oportunidades para sofrermos de diversas maneiras. As tribulações, quando vividas da maneira errada, sufocam a nossa capacidade de olharmos para as coisas do alto. Diante dessa realidade, cabe a pergunta: você sabe sofrer pelas coisas certas?

Veja também: A bela experiência de um jovem professor de filosofia católico com a felicidade.

Buscai as coisas do alto

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra” (Cl 3, 1-2).

Ao ler os versículos acima, muita gente pode pensar: “ah, mas é muito fácil falar em buscar as coisas do alto quando não se tem os problemas que eu tenho, com contas a pegar, doenças, vícios na família, etc.”. Ora, mas será que mesmo impossível buscar as realidades celestes quando passamos por tribulações? Vamos refletir sobre isso a seguir.

É preciso buscar as coisas do alto

Todo mundo vai sofrer

Todo mundo vai sofrer! Isso não é uma ameaça, mas uma realidade. Em uma recente homilia inspirada, padre Paulo Ricardo nos falou sobre a maneira certa de viver os inevitáveis sofrimentos. Disse o sacerdote: “Sofrer todo mundo vai sofrer, agora, você está sofrendo como um egoísta, lambendo suas próprias feridas, fechado em você mesmo ou você está amando, amando Deus, amando as coisas corretas, e porque você ama, você também se envolve com as coisas. Porque eu amo aquilo que eu devo amar, então, eu choro com as pessoas que choram e me alegro com as pessoas que se alegram”.

Quem ama, sofre. Mas precisamos saber sofrer pelas coisas corretas. Há muita gente colocando o seu amor nas coisas mais instáveis e baixas, e acaba sofrendo de maneira inútil e egoísta. Quanta perda de tempo e quanto descontrole pelo simples fato de as pessoas não saberem o que amar.

Saiba sofrer pelas coisas certas

Você sabe sofrer pelas coisas certas?

Após anunciar aos Apóstolos todas as tragédias que estavam por vir, Jesus pede-lhes algo bastante difícil: “Não se perturbe o vosso coração”. Em seguida também revela como eles poderiam alcançar isso: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Ou seja, precisamos pela fé alicerçar nossas vidas em Deus, a fim de enxergar com olhar sobrenatural os acontecimentos deste mundo. Ouça a homilia do 5º Domingo da Páscoa, em que padre Paulo Ricardo nos exorta a não nos perturbamos diante das tribulações, mas a buscarmos “as coisas do alto” e, assim, aprendermos a sofrer pelas coisas certas:

Homilia | Não vos perturbeis! Elevai vossos corações! (5.º Domingo da Páscoa)

Ninguém ama o que não conhece

Vamos refletir um pouco sobre as palavras de padre Paulo Ricardo: “Ninguém ama o que não conhece. Se as únicas coisas que você conhece são coisas que vão passar, você está colocando o seu amor em coisas que vão passar, o tempo todo, é o que você está alimentando dentro de você! (…) se você só ama o que apodrece, você apodrece junto, o amor é assim”.

O que você tem buscado conhecer? Quais são as informações que estão dominando a sua inteligência? Todos os dias, quais são as áreas de interesse nas quais você mais se dedica para evoluir? As respostas a essas simples perguntas geram um diagnóstico claro sobre o que você ama e sobre o que pode estar causando o seu sofrimento. Tendo a posse dessas informações, é necessário se perguntar: será que estou sofrendo pelas coisas certas?

Ninguém ama o que não conhece

O amor nos transforma naquilo que amamos

Você é aquilo que você ama, e padre Paulo Ricardo explica as consequências disso: “O amor, ele tem a capacidade de nos transformar naquilo que nós amamos. Você é aquilo que você ama. Se você ama coisas elevadas, você se eleva. Se você só ama baixezas, você se rebaixa”.

Cuidado com o que você tem amado. Quando depositamos todos os nossos afetos em realidades passageiras e instáveis, nos tornamos pessoas cada vez mais inseguras, mesquinhas e tristes. Só Deus não passa, só Deus basta!

O amor nos transforma naquilo que amamos

Inscreva-se no canal do Padre Paulo Ricardo no YouTube.

Sair da versão mobile