Clicky

Você sabe sofrer pelas coisas certas? Padre Paulo Ricardo te ajuda com uma homilia inspirada - Altair Fonseca
Vamos sofrer pelas coisas certas
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabe sofrer pelas coisas certas? Padre Paulo Ricardo te ajuda com uma homilia inspirada

É fato que o mundo nos fornece abundantes oportunidades para sofrermos de diversas maneiras. As tribulações, quando vividas da maneira errada, sufocam a nossa capacidade de olharmos para as coisas do alto. Diante dessa realidade, cabe a pergunta: você sabe sofrer pelas coisas certas?

Veja também: A bela experiência de um jovem professor de filosofia católico com a felicidade.

Buscai as coisas do alto

“Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Afeiçoai-vos às coisas lá de cima, e não às da terra” (Cl 3, 1-2).

Ao ler os versículos acima, muita gente pode pensar: “ah, mas é muito fácil falar em buscar as coisas do alto quando não se tem os problemas que eu tenho, com contas a pegar, doenças, vícios na família, etc.”. Ora, mas será que mesmo impossível buscar as realidades celestes quando passamos por tribulações? Vamos refletir sobre isso a seguir.

É preciso buscar as coisas do alto
É preciso buscar as coisas do alto

Todo mundo vai sofrer

Todo mundo vai sofrer! Isso não é uma ameaça, mas uma realidade. Em uma recente homilia inspirada, padre Paulo Ricardo nos falou sobre a maneira certa de viver os inevitáveis sofrimentos. Disse o sacerdote: “Sofrer todo mundo vai sofrer, agora, você está sofrendo como um egoísta, lambendo suas próprias feridas, fechado em você mesmo ou você está amando, amando Deus, amando as coisas corretas, e porque você ama, você também se envolve com as coisas. Porque eu amo aquilo que eu devo amar, então, eu choro com as pessoas que choram e me alegro com as pessoas que se alegram”.

Quem ama, sofre. Mas precisamos saber sofrer pelas coisas corretas. Há muita gente colocando o seu amor nas coisas mais instáveis e baixas, e acaba sofrendo de maneira inútil e egoísta. Quanta perda de tempo e quanto descontrole pelo simples fato de as pessoas não saberem o que amar.

Saiba sofrer pelas coisas certas
Saiba sofrer pelas coisas certas

Você sabe sofrer pelas coisas certas?

Após anunciar aos Apóstolos todas as tragédias que estavam por vir, Jesus pede-lhes algo bastante difícil: “Não se perturbe o vosso coração”. Em seguida também revela como eles poderiam alcançar isso: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também”. Ou seja, precisamos pela fé alicerçar nossas vidas em Deus, a fim de enxergar com olhar sobrenatural os acontecimentos deste mundo. Ouça a homilia do 5º Domingo da Páscoa, em que padre Paulo Ricardo nos exorta a não nos perturbamos diante das tribulações, mas a buscarmos “as coisas do alto” e, assim, aprendermos a sofrer pelas coisas certas:

Homilia | Não vos perturbeis! Elevai vossos corações! (5.º Domingo da Páscoa)

Ninguém ama o que não conhece

Vamos refletir um pouco sobre as palavras de padre Paulo Ricardo: “Ninguém ama o que não conhece. Se as únicas coisas que você conhece são coisas que vão passar, você está colocando o seu amor em coisas que vão passar, o tempo todo, é o que você está alimentando dentro de você! (…) se você só ama o que apodrece, você apodrece junto, o amor é assim”.

O que você tem buscado conhecer? Quais são as informações que estão dominando a sua inteligência? Todos os dias, quais são as áreas de interesse nas quais você mais se dedica para evoluir? As respostas a essas simples perguntas geram um diagnóstico claro sobre o que você ama e sobre o que pode estar causando o seu sofrimento. Tendo a posse dessas informações, é necessário se perguntar: será que estou sofrendo pelas coisas certas?

Ninguém ama o que não conhece
Ninguém ama o que não conhece

O amor nos transforma naquilo que amamos

Você é aquilo que você ama, e padre Paulo Ricardo explica as consequências disso: “O amor, ele tem a capacidade de nos transformar naquilo que nós amamos. Você é aquilo que você ama. Se você ama coisas elevadas, você se eleva. Se você só ama baixezas, você se rebaixa”.

Cuidado com o que você tem amado. Quando depositamos todos os nossos afetos em realidades passageiras e instáveis, nos tornamos pessoas cada vez mais inseguras, mesquinhas e tristes. Só Deus não passa, só Deus basta!

O amor nos transforma naquilo que amamos
O amor nos transforma naquilo que amamos

Inscreva-se no canal do Padre Paulo Ricardo no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *