Clicky

Você sabe usar a sua inteligência? - Altair Fonseca
Usar a inteligência
Reflexões e Meditações / Vídeos

Você sabe usar a sua inteligência?

Você sabe usar a sua inteligência? Muita gente talvez responda a essa pergunta sem refletir sobre a enorme capacidade da inteligência humana. É preciso começar a perceber que o nosso intelecto não pode ser usado com qualidade se separado das virtudes e de uma honesta vida espiritual.

Veja também: Você teria 2 horas por dia para dedicar aos estudos?

Você sabe usar a sua inteligência?

No excelente livro A vida intelectual, o padre francês A. D. Sertillanges fala sobre como a nossa inteligência não pode ser usada da melhor maneira sem as qualidades do caráter. Entenda: “As qualidades do caráter têm, sobre todas as coisas, um papel preponderante. O intelecto é apenas uma das ferramentas cujo manejo determinará os resultados. Para conduzir bem a inteligência, não é óbvio que muitas outras qualidades, além da inteligência se fazem necessárias?”.

Para exemplificar o que foi dito, pense em uma pessoa extremamente inteligente e dedicada, mas que utiliza o seu conhecimento para fabricar armas letais e promover a guerra. Este seria um exemplo claro da inteligência não sendo bem utilizada, pois não foi atrelada aos bons propósitos. Sem se exercitar nas virtudes e na vida espiritual, a inteligência definha e passa a ser utilizada como um mero instrumento para propagação de ideologias. Então, eu te pergunto novamente: você sabe usar a sua inteligência?

Você usa a sua inteligência
Você usa a sua inteligência?

O estudioso deve ser virtuoso

O estudioso deve ser virtuoso. Isso quer dizer que a inteligência não pode atuar separada das virtudes morais, que devem nortear os objetivos de todo cristão católico. Estudar e usar o conhecimento para o mal, isso não é ser um verdadeiro intelectual.

O estudioso deve ser virtuoso – A Vida Intelectual, por A. D. Sertillanges #14

Cuidado para não começar errado

Quem erra a escolha do alvo no início, se distancia cada vez mais do acerto conforme vai caminhando. É por isso que quem se afasta de Deus vai se afundando na medida do seu progresso na sua opinião errada. Que sejamos verdadeiramente sábios, guiados pelo Espírito Santo de Deus, que não engana ninguém.

Cuidado para não começar errado
Cuidado para não começar errado

Inscreva-se no canal de Altair Fonseca no YouTube.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *