Clicky

Por que você segue a Cristo? Um alerta para os interesseiros - Altair Fonseca
Por que você segue a Cristo
Reflexões e Meditações / Vídeos

Por que você segue a Cristo? Um alerta para os interesseiros

Por que você segue a Cristo? Existe uma tendência a buscarmos ao Senhor diante de nossas necessidades, movidos por algum interesse próprio. Essa visão interesseira está muito presente em uma forma errada de evangelizar, que mais se parece com um tipo de teologia da prosperidade do que com o real Evangelho. Não sejamos interesseiros e deixemo-nos ser educados pelo Senhor.

Veja também: É legal atacar a Igreja Católica, desde que ela não possa se proteger? Padre José Eduardo denuncia a prática dos hipócritas.

Você ama a Deus?

Padre Paulo Ricardo, em uma de suas inspiradas homilias, disse: “O primeiro sinal de amor para com Deus, que você realmente crê no amor d’Ele, é a confiança. Eu creio que Ele está comigo, que Ele está cuidando de mim, que Ele me ama, que Ele me quer bem”.

Você crê? Mesmo diante de tudo o que te aflige e inquieta, você consegue repousar o seu coração na confiança em Deus? Você consegue crer que o Senhor não perdeu o controle da história e que tudo concorre para o bem daqueles que o amam? Eu sei, somos fracos e pecadores, mas até mesmo a graça de crer, nós devemos pedir a Deus na oração.

Quem ama confia
Quem ama confia

As bobagens que a gente pede

Você já pediu alguma bobagem na oração? Padre Paulo Ricardo te ajuda a entender que algumas orações não podem ser atendidas, e que isso é sinal do amor de Deus por nós. O sacerdote diz: “Você já agradeceu a Deus as vezes que Deus disse não às suas orações? Ele é bom. ‘Obrigado meu Senhor e meu Deus porque dissestes não às bobagens que eu pedi’. Quantas vezes a gente pede bobagem? A gente pede uma faca afiada para nos ferir e Deus, que é bom, diz: não”.

Você já parou para pensar na bondade de Deus ao negar aquilo que pedimos sem ter a noção exata do que queremos? Ele sabe o que é melhor para nós, e muitas vezes pedimos algo por capricho, por vaidade, ou movidos por tantas outras coisas prejudiciais. Precisamos ser educados por Jesus.

As bobagens que a gente pede
As bobagens que a gente pede

Por que você segue a Cristo? Um alerta para os interesseiros

Deus começa nos atraindo com vínculos humanos para mostrar que somos amados, mas Ele quer que o amemos de volta. Quem só quer o que o Senhor oferece, não o ama, mas somente demonstra ser uma pessoa interesseira e falsa. Jesus sempre realizou milagres a pessoas que tinham fé, ou a pessoas nas quais queria fazer brotar a fé.

Ou seja, como um pai amoroso, Deus quer que experimentemos o seu amor e não paremos por aí. Seríamos como crianças mimadas se recebêssemos apenas amor e não a correta educação. Em sua “pedagogia”, o Senhor quer ir além conosco e nos ensinar a amar também.

Depois de ter multiplicado os pães, dando um sinal clamoroso de quem Ele era, Jesus praticamente “sai de cena” para que aqueles que o seguiam permanecessem ao seu lado não por causa dos milagres, mas por crer no seu amor. É nesse contexto, inclusive, que os discípulos são socorridos por Nosso Senhor em meio a uma grande tempestade. Quando as águas se acalmam, então, e eles chegam ao outro lado da margem, Jesus adverte aos que o procuraram só por interesse material: “Esforçai-vos não pelo alimento que se perde, mas pelo alimento que permanece até a vida eterna, e que o Filho do Homem vos dará”.

Confira uma bela homilia do padre Paulo Ricardo sobre este tema:

Pregação Seleta | Deixe de ser interesseiro!

Inscreva-se no canal no YouTube do padre Paulo Ricardo.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *