Clicky

Santo Tomás de Aquino e São Boaventura nos ensinam duas lindas orações para o momento de ação de graças - Altair Fonseca
Momento de ação de graças
Orações

Santo Tomás de Aquino e São Boaventura nos ensinam duas lindas orações para o momento de ação de graças

Quando recebemos Jesus, é fundamental que tenhamos a dimensão do mistério no qual acabamos de participar. Um Deus tão grande, tão soberano, que se faz um pedaço de pão – por amor – para habitar no nosso coração e transformar nossa vida. No momento da ação de graças após a comunhão é fundamental nos recolhermos e buscarmos essa conversa íntima com Jesus.

Veja também: Oração de Santo Anselmo ao Anjo da Guarda.

Orações para o momento de ação de graças

Ação de graças de Santo Tomás de Aquino

Santo Tomás de Aquino
Santo Tomás de Aquino

Eu vos dou graças, ó Senhor, Pai Santo, Deus eterno e todo-poderoso, porque, sem mérito algum de minha parte, mas somente pela condescendência de vossa misericórdia, vos dignastes saciar-me, a mim pecador, vosso indigno servo, com o Sagrado Corpo e o Precioso Sangue de vosso Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo. Eu peço que esta Santa Comunhão não me seja motivo de castigo, mas salutar garantia de perdão. Seja para mim armadura da fé, escudo de boa vontade e libertação dos meus vícios. Extinga em mim a concupiscência e os maus desejos, aumente a caridade, a paciência, a humildade, a obediência e todas as virtudes. Defenda-me eficazmente contra as ciladas dos inimigos, tanto visíveis como invisíveis. Pacifique inteiramente todas as minhas paixões, unindo-me firmemente a Vós, Deus uno e verdadeiro, feliz consumação de meu destino. E peço que vos digneis conduzir a mim, pecador, àquele inefável convívio em que Vós, com vosso Filho e o Espírito Santo, no que sois para os vossos santos a luz verdadeira, a plena saciedade, a eterna alegria, a ventura completa e a felicidade perfeita. Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Ação de graças de São Boaventura

São Boaventura
São Boaventura

Trespassai, dulcíssimo Senhor Jesus, a medula de minha alma com o suave e salutar dardo do vosso amor, com a verdadeira, pura e santíssima caridade apostólica, a fim de que a minha alma desfaleça e se desfaça sempre só com o amor e o desejo de vos possuir; que por Vós suspire, e desfaleça por achar-se nos átrios da vossa casa; deseje separar-se do corpo para se unir a Vós. Fazei que minha alma tenha fome de Vós, Pão dos anjos, Alimento das almas santas, Pão nosso de cada dia, cheio de força, de toda a doçura e sabor, e de todo o suave deleite.

Ó Jesus, a quem os anjos desejam contemplar, tenha sempre o meu coração fome de Vós, e o interior de minha alma transborde com a doçura do vosso sabor; tenha sempre sede de Vós, fonte de vida, manancial de sabedoria e de ciência, fonte de luz eterna, torrente de delícias, abundância da Casa de Deus; que vos deseje, vos procure, vos encontre; que para Vós caminhe e a Vós chegue; que em Vós pense, de Vós fale, e todas as minhas ações encaminhe para a honra e glória do vosso nome, com humildade e discrição, com amor e deleite, com facilidade e afeto, com perseverança até o fim.

Para que só Vós sejais sempre minha esperança, meu gozo, meu descanso e minha tranquilidade, minha paz, minha suavidade, meu perfume, minha doçura, minha comida, meu alimento, meu refúgio, meu auxílio, minha sabedoria, minha herança, minha posse, meu tesouro, no qual estejam sempre fixos e firmes e inabalavelmente arraigados a minha alma e o meu coração. Amém.

Referências:

SAN JOSÉ, Valentin de; PORTO MAURÍSIO, S. Leonardo de. A Divina Eucaristia & As Excelências da Santa Missa. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *