Clicky

Uma sensacional aula gratuita: A crise na cultura e a decadência da civilização - Altair Fonseca
A crise na cultura e a decadência da civilização
Reflexões e Meditações / Vídeos

Uma sensacional aula gratuita: A crise na cultura e a decadência da civilização

Vivemos num relativismo moral e cultural. As pessoas estão perdidas em um grande vazio existencial, mesmo que suas vidas estejam cheias de conforto e prazer. Isso acontece porque a busca por comodidades efêmeras não traz sentido para a existência e é por isso que vemos tanta gente vazia, triste e sem fé.

Veja também: A Igreja quer que você use a sua inteligência.

A crise na cultura

Em uma excelente aula na Brasil Paralelo, o professor Victor Sales mapeou a cultura atual e identificou evidências de um esvaziamento de sentido, que faz com que as pessoas vivam de maneira pobre e triste. “Quando uma cultura entra em crise, o sentido da vida fica esvaziado, as coisas perdem a sua razão de ser. A família, a educação, a igreja, o esporte, a sociedade, carece de uma significação que nos envolva, a gente perde a aderência com o mundo. É como se o mundo tivesse se distanciado de nós e nós assistíssemos de fora, como se víssemos um filme do qual, em tese, nós participaríamos, ao qual, em tese, nós pertencemos”, diz o professor.

As pessoas vomitam suas mágoas nas redes sociais e se contaminam, mesmo que de maneira inconsciente, por uma filosofia do pessimismo. Esse ciclo leva a humanidade a se considerar um projeto desnecessário. Será que a vida não teria sentido?

Uma crise cultural
Uma crise cultural

A boa cultura não existe sem a religião

Um erro muito visível atualmente é que desvinculou-se totalmente a cultura da religião, que é o termômetro moral e estético de tudo o que é produzido. Sem essa base e inspiração da fé, a cultura torna-se algo feio, sujo e podre, como vemos atualmente. Sales constata: “Toda cultura tem fundamento religioso. Uma das crises da modernidade é tentar fundar uma cultura sem religião. E uma cultura sem religião é uma cultura fraca, é uma cultura fluida, é uma cultura frouxa, porque ela não tem uma raiz metafísica em algo mais profundo que a transcenda. Ela não tem um vínculo com a eternidade, por assim dizer. (…) Basta você ver a arte que é produzida hoje em dia, uma arte francamente anti-religiosa, como as vanguardistas do século XX, já vão perdendo a sua qualidade humana, sua qualidade formal, sua qualidade estética, sua qualidade substancial, porque perde um ideal de eternidade, perde o ideal de transcendência e de perfeição que é o atributo divino”.

Uma cultura fraca
Uma cultura fraca

Uma sensacional aula gratuita: A crise na cultura e a decadência da civilização

Em uma aula gratuita para o Brasil Paralelo, o professor Victor Sales falou de maneira magistral sobre a crise na cultura e a falta de sentido na vida. O vídeo a seguir não é somente uma teoria, mas uma busca por algo superior que transcenda a sua existência, para que você encontre motivação e sentido, e seja verdadeiramente feliz. Assista e compartilhe:

A Crise na Cultura e a decadência da civilização | Aula Aberta com Victor Sales

Inscreva-se no canal da Brasil Paralelo no Youtube e saiba como participar das próximas aulas.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *