Clicky

Dom Adair José Guimarães denuncia o vazio espiritual da Teologia da Libertação - Altair Fonseca
Dom Adair sobre a Teologia da Libertação
Reflexões e Meditações

Dom Adair José Guimarães denuncia o vazio espiritual da Teologia da Libertação

A Teologia da Libertação, de cunho marxista, torna a mensagem do Evangelho um vazio pretexto para a ação política e restauração completa deste mundo através do esforço humano. Nesta teologia, as obras são mais importantes do que a vida de oração, e Deus só é útil quando Sua Palavra é conforme os interesses da Revolução. Você já percebeu algo desse tipo na sua paróquia?

O que é a Teologia da Libertação?

Se você não sabe o que é a Teologia da Libertação, recomendo que acesse este conteúdo esclarecedor: Eles Estão no Meio de Nós, um documentário sobre a Teologia da Libertação que está causando muito incômodo e pode ser retirado do ar a qualquer momento.

O vazio espiritual da Teologia da Libertação

Em um recente programa Oração da Manhã, o corajoso Bispo Dom Adair José Guimarães, da Diocese de Formosa-GO, denunciou o vazio espiritual da Teologia da Libertação. Ao meditar sobre o inspirador livro A força do silêncio: Contra a ditadura do ruído, do Cardeal Robert Sarah, Dom Adair desmascara o oposto da espiritualidade cristã vivido no barulho das obras sem fé, com cunho político, da Teologia da Libertação. Confira:

“Não adianta você torcer o nariz e dizer ‘o Bispo tá errado’, eu conheço a Teologia da Libertação, fui formado nisso, perdi muito tempo com isso, quase que me descambo na minha espiritualidade, no meu sacerdócio por causa dessa teologia que rouba a verdadeira Igreja do nosso coração e coloca uma visão de igreja sociológica, ideológica, que não tem nada a ver com a essência do Mistério da Igreja”.

É óbvio que uma pretensa teologia que atue tirando Deus do centro, colocando ideologias e partidos como novos deuses, está fora do Evangelho. Basta reparar na seguinte realidade: padres e fiéis ficam extremamente revoltados quando fala-se mal de algum político de estimação, mas os mesmos não se incomodam com Igreja invadidas, Sacrários profanados e o nome de Jesus Cristo vilipendiado. Ficou claro que o deus desses é o político (ou o partido) e não o Nosso Senhor? Dom Adair completa:

“Quantos padres estão deixando o ministério? Quantos padres que estão como funcionários do sagrado, mas sem fé? Sem a unção de Deus no coração porque foram tomados por essa ideologia que não tem nada de teologia, mas é ideologia. Eu vou ler a Bíblia com olhar ideológico, vou ler o sacramento com ideal também ideológico, isso não funciona! Quantas pessoas, quantos leigos, empanturrados com essas bobagens também. Com práticas pastorais calcadas nessa mentalidade que não tem o húmus da espiritualidade, que não sabe fazer silêncio”.

O vazio espiritual da Teologia da Libertação
O vazio espiritual da Teologia da Libertação

Busque a Deus no silêncio

Precisamos voltar a silenciar e ter vida interior, vida de oração e busca pelo contato pessoal com o Senhor. As pessoas andam muito afogadas no barulho e não têm mais discernimento para fazer escolhas acertadas. A equação é simples: quanto mais barulho e inquietação, mais afastamento de Deus; quanto mais afastamento de Deus, menos sabedoria, menos amor, menos alegria plena.

Busque a Deus no silêncio
Busque a Deus no silêncio

Não se permita inquietar ao ver os grandes pecadores públicos levando uma vida de luxo e conforto. Tenha paciência nas tribulações e silencie no Senhor, permaneça levando uma vida justa, pois os justos possuirão a terra e também a vida eterna. Que Deus te dê a paz e a harmonia em sua vida.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *