Clicky

Você conhece a aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano? - Altair Fonseca
A aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano
Conhecimento da Igreja Católica

Você conhece a aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano?

Hoje você vai conhecer uma imensa caverna calcária que se tornou um dos mais conceituados templos cristãos do mundo. Levando em conta sua localização, estrutura e dimensão, provavelmente o local tenha sido um lugar de culto nos tempos gregos e romanos. O Gargano é a parte mais oriental da Itália e ganhou fama pelas aparições de São Miguel Arcanjo. A seguir, você vai desvendar a história por trás da primeira e principal delas.

Veja também:

A aparição de São Miguel Arcanjo no monte Gargano

Tanto na sinagoga, dos judeus, como na Igreja Católica, é reconhecido S. Miguel Arcanjo como especial protetor e guarda, tal como se lê no livro oficial de orações dos sacerdotes — o breviário. Devemo-lo, portanto, reconhecer como nosso insigne e assíduo patrono.

A Santa Igreja várias vezes o invoca, em suas orações, durante o dia. E nós, como filhos seus dóceis ao ensinamento dos seus exemplos, igualmente lhe devemos prestar cotidianamente um humilde tributo de reverência, amor e confiança.

E durante o ano, são duas as festas em que a Igreja lhe presta homenagem pomposa de suas festas litúrgicas. No dia 8 de maio, ela comemora a aparição de S. Miguel Arcanjo sobre o monte Gargano; e no dia 29 de setembro faz memória do mesmo santo arcanjo, “quando em seu nome sobre este mesmo monte foi consagrada uma igreja de tosca fábrica, sim, mas ornada de celestial virtude”.

Ora, se esse fato mereceu uma tão grande consideração por parte da Igreja, deve ele ser de importância capital, e por isto o narraremos pormenorizadamente.

Papa Pio IX sobre São Miguel Arcanjo
Papa Pio IX sobre São Miguel Arcanjo

Vivia no século V, na cidade de Siponto, ao pé do monte Gargano, um pastor, que tinha precisamente o nome de Gargano. Era rico em rebanhos e pastagens.

Ora, aconteceu que um dia fugiu-lhe uma de suas reses, e indo-lhe o pastor no encalço, foi contrá-la no alto do dito monte, à entrada de uma gruta.

O animal era feroz, e por isto Gargano resolveu matá-lo. Tomou do arco, fez pontaria, e lhe despediu uma flecha certeira. Mas esta, como se fosse agarrada no ar por uma mão invisível, voltou-se de súbito no espaço e veio ferir o próprio Gargano, que a atirara.

Grande foi o espanto dos que o acompanhavam. Mas, não sabendo explicar o mistério e nem ousando aproximar-se da gruta, correram à cidade a informar o bispo do extraordinário acontecimento.

Ouviu-os o santo prelado, e, não sabendo também ele a que atribuir tal fenômeno, ordenou aos seus diocesanos três dias de jejum com o fim de pedir luz a Deus sobre o caso.

No fim de três dias, revelou-se o segredo de modo maravilhoso.

Apareceu ao santo bispo o próprio S. Miguel Arcanjo e fê-lo saber que o prodígio da montanha havia sido operado por ele próprio, para indicar que aquele lugar estava debaixo da sua especial proteção e que ali queria se lhe rendesse culto especial, assim como a todas as hierarquias angélicas do céu. Depressa, por sua vez, fez o bispo e povo, partiram para a montanha em demanda da já famosa gruta.

Lá chegados, logo começaram a celebrar os divinos ofícios, pois a gruta, cavada na rocha, era assaz espaços, e tal qual uma igreja.

O monte italiano em que São Miguel apareceu 4 vezes
Gruta da aparição de São Miguel. María Paola Daud-ALETEIA

Com o tempo transformou-se aquela simples caverna em um celebérrimo santuário, local de frequentes e insignes milagres.

Na verdade, é São Miguel Arcanjo, como dizia a Igreja “príncipe da milícia celeste”, os obséquios que lhe são prestados trazem benefícios aos povos, e a sua intercessão conduz os homens ao Reino do Céu. A ele confiou Deus a guarda dos seus eleitos, para que ele os conduza à celeste mansão da felicidade.

Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo
Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo. María Paola Daud-ALETEIA

Oração de São Francisco de Assis pedindo a intercessão de São Miguel Arcanjo

“Senhor Jesus Cristo, rei da glória, livra as almas de todos os defuntos das penas do inferno e do profundo abismo, livra-as das faces do leão, a fim de que não seja presa do tártaro e não caiam nas trevas; mas que o porta-estandarte São Miguel as conduza à luz santa que uma dia prometeste a Abraão e à sua descendência”.

Oração de São Francisco de Assis
Oração de São Francisco de Assis

Acesse: site oficial da Basílica Santuário de São Miguel Arcanjo.

Referências:

FERRETTI, Augusto. Os Santos Anjos da Guarda. Dois Irmãos: Minha Biblioteca Católica, 2022.

GIUDICI, Maria Pia. Os anjos existem! São Paulo: Ed. Loyola, 1995.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Comments

Elton Silva
22 de dezembro de 2022 at 21:47

Boa noite meu irmão Altair eu venho da graças a Deus por sua vida e por esse trabalho de formação e de divulgação das Graças de Deus Muito bonito o seu trabalho, muito eficaz para os dias de hoje, continue fazendo o trabalho de evangelização porque leva o amor de Deus e a palavra do senhor para muitos corações assim como trouxe para o meu. Que Deus te abençoe, boas festas e salve Maria Santíssima.



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *