Clicky

O triunfo do Imaculado Coração de Maria e o milenarismo, em uma conversa profunda entre Padre Wander de Jesus Maia e Padre Francisco Amaral - Altair Fonseca
O triunfo do Imaculado Coração de Maria e o Milenarismo
Reflexões e Meditações / Vídeos

O triunfo do Imaculado Coração de Maria e o milenarismo, em uma conversa profunda entre Padre Wander de Jesus Maia e Padre Francisco Amaral

Muitas vezes fala-se das aparições marianas em tom de catástrofe e pessimismo, mas esquece-se de salientar a retumbante vitória final. Não é justo falar de pestes, fome, comunismo, terríveis guerras e a grande apostasia da fé, deixando de lado o triunfo do Imaculado Coração de Maria. Deus se utiliza do que é mais humilde para confundir os soberbos. Em um mundo dominado pelo orgulho diabólico, quão formidável será a vitória do Senhor através d’Aquela que se declarou como Sua escrava!

Veja também:

No fim, o Imaculado Coração de Maria triunfará

É natural que o nosso coração humano, frágil e pecador, se angustie diante da perseguição, da apostasia da fé, enfim, diante dos tempos difíceis. Entretanto, na dificuldade somos chamados à penitência e conversão, o que torna esse tempo uma chance fundamental para a mudança de vida e salvação eterna.

O triunfo do Imaculado Coração de Maria e a vitória definitiva de Deus são certezas que devem encher o nosso coração de desejo pelas coisas do alto. Busquemos amar a Deus sobre todas as coisas, como a Virgem Maria fez, e estaremos do lado certo na batalha final.

O Imaculado Coração de Maria triunfará
O Imaculado Coração de Maria triunfará

O triunfo do Imaculado Coração de Maria e o milenarismo

Live Especial: Escaton – O triunfo do Imaculado Coração e o Milenarismo

Entendendo a heresia do milenarismo

Uma das primeiras heresias foi o milenarismo, que afirmava, baseado no Apocalipse, que Jesus em pessoa reinaria durante mil anos, juntamente com os justos e que esses então gozariam de mil delícias, para depois se realizar o Juízo Final.

O bispo Papias de Hierápolis (†130) professava essa doutrina, e também Nepos, bispo no Egito, mas os Papas Vítor (189-199) e Zeferino (199-217) a condenaram, e mais tarde o Papa Dâmaso (366-384) também (Rops, Vol. I, p. 282). Foi o chamado “milenarismo grosseiro”, que confundia a bem-aventurança do reino terrestre de Cristo nos prazeres da carne: uso e abuso do matrimônio, da comida e da bebida.

Esta forma foi propalada por gnósticos heréticos neste século II d.C. e foi condenada de forma unânime pelos Padres e Doutores da Igreja. Depois de ter caído em esquecimento a partir do século III, a teoria foi ressuscitada por inovadores religiosos do século XVI. Mas houve também um “milenarismo espiritual” ou mitigado, que considerava que os justos após a primeira ressurreição “já não se casarão nem serão sujeitos à fome ou à dor”, segundo o que diz Jesus (cf. Lc 20,35). Este milenarismo espiritual era doutrina professada por vários Padres e escritores da Igreja: São Justino (†165), Santo Irineu (†202), Tertuliano (†220), Lactâncio (†317), São Metódio de Olimpo (†311).

Santo Agostinho, depois de lhe ter aderido em seus primeiros escritos, propôs novo modo de entender o Apocalipse [capítulo 20], excluindo o reino milenarista. A sua autoridade fez com que o sistema caísse em descrédito, mas voltou a ser defendido na Idade Média por alguns escritores considerados “iluminados” e fanáticos, e ainda o professavam recentemente alguns estudiosos católicos. Estes reivindicavam para a sua doutrina o nome de Milenismo, a fim de serem devidamente diferenciados do milenarismo crasso, errôneo. (D. Estêvão Bettencourt, 1990, 1995, 1996).

Embora o Magistério da Igreja não tenha formalmente condenado o Milenarismo, lhe é contrário. Em 1944 o Santo Ofício colocou a seguinte questão: “Que pensar do sistema dito Milenarismo mitigado, o qual ensina que o Cristo Senhor, antes do juízo final, há de vir à Terra para reinar visivelmente, quer se admita, quer não, a ressurreição prévia de muitos justos?”

A Santa Sé respondeu em 1944:

“O sistema dito “Milenarismo mitigado” não pode ser ensinado sem perigo para a fé – “Systema millennarismi mitigati tuto doceri no potest” (Acta Apostolicae Sedis 36 (1944)).

De acordo com D. Estêvão Bettencourt, nos artigos citados, a posição clássica da Igreja é a seguinte:

“A primeira ressurreição (cf. Ap 20,5), vem a ser a primeira ressurreição de São João (cf. 5,25); é a batismal. A segunda ressurreição [implicitamente mencionada em Ap 20,13] identifica-se com a ressurreição corporal a que se refere São João (cf. 5,28). Entre a ressurreição batismal, que ocorre em cada batizado, e a ressurreição corporal, o Apóstolo coloca um reino de Cristo milenar sobre a terra, estando Satanás acorrentado. Esse milênio significa o tempo da Igreja [já com mais de 2000 anos!], um tempo de vitória de Cristo sobre o pecado [mil tem um simbolismo de bonança]; Satanás é, conforme Santo Agostinho, um cão acorrentado, que pode ladrar, mas não pode morder senão a quem se lhe chega perto”.

“No fim dos mil anos de Apocalipse [cf. 20,7], ou seja, no fim da história da Igreja, dar-se-á o assalto final de Satanás contra os membros da Igreja. Mas o Senhor Jesus virá na sua glória e os mortos ressuscitarão [segunda ressurreição] para o juízo universal. A segunda morte, de que fala Apocalipse [cf. 20,6], é a morte espiritual ou a ruína definitiva do inferno”.

Satanás só causa dano a quem se aproxima dele
Satanás só causa dano a quem se aproxima dele

O Catecismo da Igreja ensina:

“Esta impostura anticrística já se esboça no mundo toda vez que se pretende realizar na história a esperança messiânica que só pode realizar-se para além dela através do juízo escatológico: mesmo na sua forma mitigada, a Igreja rejeitou esta falsificação do Reino vindouro sob o nome de milenarismo, sobretudo sob a forma política de um messianismo secularizado, “intrinsecamente perverso” (§676; Pio XI, Encíclica Divinis Redemptoris).

Retirado do Livro: História da Igreja – Idade Antiga. Prof. Felipe Aquino. Ed. Cléofas.

Referências:

AQUINO, Felipe. O Milenarismo. Cléofas. Lorena, 2021. Disponível em: <https://cleofas.com.br/o-milenarismo/>. Acesso em: 21 dez. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *