Clicky

Magníficas orações de Santo Ambrósio para antes de comungar ou celebrar a cada dia da semana - Altair Fonseca
Orações de Santo Ambrósio para antes de comungar ou celebrar
Orações

Magníficas orações de Santo Ambrósio para antes de comungar ou celebrar a cada dia da semana

Não sabe como se preparar para bem comungar? Que tal contar com a ajuda de um grande santo da Igreja Católica? Hoje você vai conhecer magníficas orações de Santo Ambrósio para antes de comungar ou celebrar a cada dia da semana.

Veja também:

Sobre Santo Ambrósio

Santo Ambrósio de Milão teve a graça de nascer no seio de uma família profundamente cristã. Seus dois irmãos, Marcelina, virgem consagrada, e Sátiro, leigo piedosíssimo, pertencem ao número dos santos de que a Igreja se gloria de ter nutrido e entregado a Deus. Mas, apesar do ambiente cristão em que nasceu, Ambrósio permaneceu catecúmeno até os trinta e cinco anos, quando então, devido ao zelo com que procurou apaziguar as disputas entre católicos e arianos em sua província, foi aclamado Bispo de Milão, após receber num espaço curto de tempo o Batismo e os demais graus do sacramento da Ordem.

Sem ter passado por um seminário e tendo uma formação restrita ao campo das Artes Liberais, Ambrósio viu-se encarregado, de um dia para o outro, de confirmar na fé as almas que o Senhor lhe confiara. Sem se desesperar, as mãos que batizariam ninguém menos que S. Agostinho meteram-se nos livros para conhecer a fé mais a fundo, não com um conhecimento “enciclopédico” e “livresco”, mas meditadovividosaboreado durante horas e horas de oração e diálogo com a Palavra encarnada.

Oração a Santo Ambrósio
Oração a Santo Ambrósio

Este grande Santo, com sua vida, nos deu um exemplo valioso de como deve ser o nosso aprofundamento na fé: devemos unir estudo e oração, teologia e vida espiritual, fazer daquilo que aprendemos no Catecismo matéria para a nossa conversa íntima com Jesus, que está em nossos sacrários à espera de que o procuremos para conhecê-lo e falar-lhe de seus próprios mistérios, de suas maravilhas, das verdades que Ele revelou-nos para a nossa edificação e salvação. 

Magníficas orações de Santo Ambrósio para antes de comungar ou celebrar a cada dia da semana

Observe a seguir que nas orações, quando Santo Ambrósio fala referindo-se à sua vocação sacerdotal, o fiel leigo pode rezar dizendo o termo entre parênteses.

Orações para o domingo

Jesus Cristo, sumo sacerdote e verdadeiro pontífice, que te ofereceste por nós, pobres e pecadores, na Cruz, e nos deste a tua Carne para comer e o teu Sangue para beber; que instituíste este Mistério com a virtude do teu Espírito Santo dizendo: “Todas as vezes que fizerdes isto, fazei em memória de mim”. Peço-te pelo teu próprio Sangue, que é o grande preço de nossa saúde; peço-te por este maravilhosa e inefável caridade com que te dignaste a amar de tal modo a nós pobres e indignos, para lavar-nos de nossos pecados em teu Sangue; ensina-me, um indigno servo teu, a quem, entre outros dons, te dignaste a chamar-me também (a ser cristão) ao estado sacerdotal sem nenhum mérito de minha parte, e tão somente pela bondade da tua misericórdia; ensina-me, suplico-te, através do teu Espírito Santo, a tratar este Mistério com tamanha reverência e honra, com tamanha devoção e temor quanto convém e é devido.

Pela tua bondosa graça, faz-me sempre crer e entender, sentir e, com segurança, ter, pensar e falar deste tão grande mistério, o que agrada a ti e convém à minha alma. Infunde a tua inspiração santa em meu coração e nele ensina-me em silêncio e, sem o som das palavras, infunde em mim toda a verdade. Certamente com palavras muito profundas e cobertas com o véu sagrado.

Pela tua grande misericórdia, concede-me celebrar a liturgia da Missa com o coração limpo e um desejo santo. Preserva o meu coração dos pensamentos impuros e abomináveis, dos presunçosos e prejudiciais. Defende-me com a guarda fiel e confiante dos santos anjos, que é uma defesa fortíssima, para que os inimigos de todo o bem fujam envergonhados.

Pela virtude deste grande mistério e pela mão do seu santo anjo, afasta de mim e de todos os teus servos o espírito difícil da soberba e da presunção, da inveja e da blasfêmia, da fornicação e da impureza, da dúvida e da desconfiança. Sejam confundidos aqueles que nos perseguem; pereçam os que buscam e se esforçam para fazer com que nos percamos.

Oração para a segunda-feira

Rei das virgens, amante da castidade e da pureza, com o orvalho da tua bênção extingue do meu corpo o estímulo à sensualidade violenta, que permaneça em meu corpo e meu espírito a paz da castidade. Mate em meus órgãos a incitação à carne e todas as sensações luxuriosas, e dá-me a verdadeira e contínua castidade com todos os demais dons que certamente agradam a ti, para que eu possa oferecer-te o sacrifício do louvor com um corpo casto e um coração sem manchas. Pois neste divino e celestial sacrifício, no qual se come verdadeiramente a tua Carne e bebe-se o teu Sangue, une-se o inferior ao mais superior, e o terreno com o divino; nele estão presentes os santos anjos; nele, de modo maravilhoso e inefável, Tu mesmo te apresentaste como Sacrifício e Sacerdote e deves ser celebrado com enorme contrição de coração e lágrimas ininterruptas, com uma edificante reverência e temor, com um corpo casto e alma pura.

Oração para a terça-feira

Quem poderá celebrar este sacrifício dignamente se Tu, Deus todo-poderoso, não tornares digno aquele que o oferece? Sei, meu Deus, e sei muito bem; e, portanto, confesso-me diante da tua piedade, que não sou digno de poder celebrar o teu sublime mistério pelos meus grandes pecados e pelas minhas infinitas negligências. Mas sei também, e creio e confesso de verdade com todo o coração, que Tu podes tornar-me digno; és o único que pode limpar os que foram concebidos com a mancha do pecado e tornar santos e justos aqueles que são pecadores. Pela tua onipotência, suplico-te, meu Deus, que concedas a mim, pecador, celebrar (receber) este sacrifício com temor e comoção, com pureza de coração e com lágrimas contínuas, com alegria espiritual e gozo celeste. Que a minha alma sinta a doçura da tua santíssima presença e que a defesa dos teus santos anjos me protejam.

Oração para a quarta-feira

Lembrando-me, meu Deus, da tua sagrada Paixão, aproximo-me do teu altar, ainda que pecador, para oferecer-te o sacrifício que Tu instituíste e mandaste ser oferecido em comemoração tua pela nossa salvação. Suplico-te que o receba, meu Deus, pela tua Santa Igreja e pelo povo que adquiriste com o teu Sangue. E porque quis que entre ti e este povo eu fosse o intermediário, mesmo sendo pecador, e não vendo em mim nenhuma prova de boas obras, não rejeites, ao menos, o ofício da administração que confiaste a mim, e que por eu ser indigno não seja perdido o preço daqueles pelos quais te dignaste ser vítima da salvação e redenção. E se te dignas a olhar para mim com misericórdia, ofereço-te também os sofrimentos das pessoas, os riscos das nações, os soluços dos prisioneiros, as necessidades dos órfãos, os contratempos dos peregrinos, a pobreza dos impotentes, a impaciência dos doentes, a incapacidade dos idosos, os suspiros dos jovens, as promessas das virgens e os lamentos das viúvas.

Oração para a quinta-feira

Tu, ó Deus, tens piedade de todos e em nada desprezas os que criaste (Sb 11,24). Lembra-te de qual é a nossa natureza, pois como Tu és nosso Pai e és nosso Deus, não te enfureças e nem voltes contra nós a ira do teu coração. Não colocamos diante dos teus olhos as súplicas confiando em nossas bondades, mas sim em tua misericórdia. Afasta de nós as nossas próprias maldades e com tua clemência acende o fogo do Espírito Santo. Dissolve o nosso coração de pedra e põe em nosso peito um coração de carne para que te ame, te aprecie, te acompanhe e goze contigo.

Pedimos-te, ó Deus, pela tua imensa clemência, que te dignes a olhar com um olhar amável para esta tua família, que confia na intervenção do teu santo nome e para que ninguém te faça petições inúteis ou súplica que não concederás; inspira em nós, Tu mesmo, estas súplicas que desejas atender, e nas que te agradas e que queres conceder.

Oração para a sexta-feira

Pedimos-te também, Senhor, Pai Santo, pelas almas dos fiéis falecidos. Que este grande Sacramento de piedade sirva-lhes de saúde, imunidade, gozo e alívio. Deus e Senhor meu, que este banquete de ti mesmo seja hoje esplêndido e completo para as almas abençoadas, pois tu és o pão vivo que desceu do Céu e que dá vida ao mundo; e és a Carne santa e sagrada do Cordeiro Imaculado, que tira os pecados do mundo; Carne retirada do ventre sagrado e glorioso da Santa Virgem Maria e concebida do Espírito Santo e daquela fonte de misericórdia que jorrou do teu sacratíssimo lado, quando a lança do soldado o atravessou. Sejam, depois deste banquete, as almas abençoadas, reconfortadas e satisfeitas, aliviadas e consoladas e gozem com júbilo em louvor à tua glória.

Suplico-te, Senhor, que a tua grande clemência mande sobre o pão que será oferecido a ti em sacrifício a plenitude da tua bênção e a santidade da tua divindade. Envia também, ó, Senhor, aquela invisível e incompreensível majestade do teu Espírito Santo, como as enviavas antigamente sobre as vítimas dos Patriarcas. Que este Espírito faça dos nossos oferecimentos Corpo e Sangue teus e ensine a mim, indigno sacerdote (cristão) a tratar este mistério tão grande com pureza de coração e lágrimas devotas, com reverência e comoção, para que deste modo recebas com agrado e benignamente este sacrifício de minhas mãos para o bem dos vivos e dos falecidos.

Oração para o sábado

Suplico-te também, Senhor, por este mesmo Sacratíssimo Mistério do Corpo e Sangue de Jesus Cristo, o qual todos os dias na tua Igreja comemos e bebemos, com que nos purificamos e santificamos e nos tornamos participantes da tua suma divindade, concede-me as tuas santas virtudes e, cheio delas, com a consciência limpa, que eu me aproxime o teu altar e que estes sacramentos celestiais sejam saúde e vida para mim. Pois Tu dissestes com a tua boca santa e abençoada: “O Pão que eu lhes darei é a minha carne dada pela vida do mundo. Eu sou o Pão vivo que desceu dos céus. Quem comer deste pão, viverá para sempre”.

Ó, Pão tão doce, cura o paladar do meu coração para que ele sinta a suavidade do teu amor. Cura-o de toda dor para que eu não sinta doçura alguma fora de Ti. Pão branquíssimo que contém todo o sabor agradável e todo o agrado, que sempre nos confortas e nunca nos debilitas. Que o meu coração se alimente de ti e preencha o íntimo de minha alma com a doçura do teu sabor. O anjo alimenta-se de ti até saciar-se; que também alimente-se de ti, ao sue modo, o homem que ainda está peregrinando, para que, fortalecido com tal manjar, não desfaleça no caminho.

Pão santo, Pão vivo, Pão limpo que desceu do Céu e comunica a vida ao mundo, vem ao meu coração e limpa-me de toda a contaminação do corpo e do espírito. Entra em minha alma, cura-me e limpa-me por dentro e por fora. Sê o meu suporte e saúde contínua da minha alma e do meu corpo. Afasta de mim os inimigos que se espreitam contra mim; fujam estes para bem longe na presença do teu poder, para que, estando eu protegido por ti por dentro e por fora, chegue seguro por um caminho reto ao teu reino. Lá já te veremos, não pelo mistério da fé como aqui na Terra, mas sim frente a frente, quando nos levares ao Reino para Deus e o Pai, e fores Deus em todas as coisas e para todos. Lá me saciarás de ti com uma saciedade maravilhosa, de modo que nunca mais sentirei fome. Tu, que vives e reinas com o Pai e o Espírito Santo, pelos séculos dos séculos. Amém.

Referências:

SAN JOSÉ, Valentin de; PORTO MAURÍSIO, S. Leonardo de. A Divina Eucaristia & As Excelências da Santa Missa. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.

Memória de Santo Ambrósio, Bispo e Doutor da Igreja. Padrepauloricardo. Cuiabá, 2017. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/memoria-de-santo-ambrosio-bispo-e-doutor-da-igreja>. Acesso em: 20 dez. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *