Clicky

Padre Francisco Amaral nos ajuda a entender a verdade sobre a sinodalidade da Igreja - Altair Fonseca
A verdade sobre a sinodalidade da Igreja
Reflexões e Meditações / Vídeos

Padre Francisco Amaral nos ajuda a entender a verdade sobre a sinodalidade da Igreja

Muito tem se falado sobre a sinodalidade, mas muitos cristãos ainda não entenderam a profundidade dessa palavra e não sabem como vivê-la na prática. Para nos ajudar, Padre Francisco Amaral explicou o que é a sinodalidade aplicada na vida, inclusive contando um pouco do seu próprio testemunho.

Veja também:

O sínodo de 2021-2023

O termo “sínodo” deriva do grego “sýnodos”, que significa “reunião”. O termo é composto pelo prefixo “syn” (junto com/junto de/junto a) e pelo substantivo “hodós” (caminho). O verbo grego synodéo significa “fazer um caminho com alguém”.1

Toda a Igreja está convocada pelo papa Francisco a percorrer o caminho rumo ao Sínodo (outubro 2023): “Para uma Igreja sinodal: comunhão, participação e missão”. Assim, ele “convida a Igreja inteira a se interrogar sobre um tema decisivo para a sua vida e a sua missão: “O caminho da sinodalidade é precisamente o caminho que Deus espera da Igreja do terceiro milênio”.2

A verdade sobre a sinodalidade da Igreja

A palavra “católica” significa universal, que abrange e acolhe a todos. Sendo assim, a Igreja Católica é (ou deveria ser) em sua essência sinodal. A comunidade deve ser lugar de diálogo, partilha, acolhimento, compreensão e, acima de tudo, lugar de contato pessoal com Deus. Para que ninguém mais se engane sobre o real significado da sinodalidade, no vídeo a seguir, Padre Francisco Amaral deixa muito claro.

A verdade sobre a Sinodalidade da Igreja – Padre Francisco Amaral

A Igreja não pode ser moldada por opiniões

Tem muita gente querendo que a Igreja se adapte aos tempos modernos ou às opiniões de determinados grupos, que muitas vezes, não têm o interesse na honra e glória de Nosso Senhor Jesus Cristo. É muito perigoso abrir espaço para um diálogo sem limites, que acolhe elementos não católicos e descaracteriza a Igreja de Cristo.

A Igreja não pode ser moldada por opiniões
A Igreja não pode ser moldada por opiniões

A verdadeira sinodalidade

A verdadeira sinodalidade envolve um esforço sincero no sentido de caminhar junto, na direção do Senhor, visando a Sua honra e a Sua glória. Obviamente, essa caminhada nunca pode ser guiada pelo interesse de pessoas ou grupos. Na escuta sinodal, um erro que não pode acontecer é ouvir com muito carinho quem está fora da Igreja e ignorar a opinião de grupos perseguidos dentro da própria Igreja.

A verdadeira sinodalidade
A verdadeira sinodalidade

Compartilhe este conteúdo para que mais pessoas possam ser esclarecidas sobre este tema.

Referências:

  1. SIQUEIRA, Padre Fábio. Sínodo: o que é importante saber? Vaticannews. Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: <https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2019-10/sinodo-da-amazonia.html>. Acesso em: 13 nov. 2022.
  2. Sínodo 2023. CNBB. Brasil, 2022. Disponível em: <https://www.cnbb.org.br/sinodo2023/>. Acesso em: 13 nov. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *