Clicky

Sabe o que acontece quando você não tem um ideal na vida? Padre Júlio Maria de Lombaerde explica - Altair Fonseca
É preciso ter um ideal na vida
Reflexões e Meditações / Vídeos

Sabe o que acontece quando você não tem um ideal na vida? Padre Júlio Maria de Lombaerde explica

Você tem um ideal na vida? Algo que te move a ser melhor a cada dia e a ter ânimo para lutar? Vivemos um momento em que muitas pessoas estão perdendo o rumo na vida porque não estão colocando suas esperanças e motivações em Deus. É tempo de meditar sobre grandes verdades e redefinir prioridades, em busca da saúde mental e, ainda mais importante, da nossa salvação.

Veja também:

Padre Júlio Maria de Lombaerde, no ótimo livro Ensinamentos da Sagrada Família, nos mostra como é importante ter um ideal na vida:

“Um ideal é uma espécie de isca, da qual Deus se serve para nos atrair. Os olhos não o veem; os sentidos não o tocam; ele está em Deus. É algo de Deus, um raio emanando de Deus, refletindo-se em nossa alma, e daí imprimindo em nosso coração o vivo desejo de reproduzir alguma perfeição entrevista neste raio. É-nos absolutamente necessário um ideal! Hoje o mundo decai porque perdeu o seu ideal. Ele vaga ao acaso como um navio sem leme”.

O cristão almeja a santidade
O cristão almeja a santidade

Padre Lombaerde prossegue:

“É preciso que a nossa alma aspire a subir, a subir sempre, a ser maior, maior ainda! A ser mais bela, sempre mais bela! O ideal é o seu modelo: e é preciso que ele seja perfeito. É preciso perseguir ofegante um ser perfeito, verdadeiro, real; que ele ame, admire e nutra a ambição de alcançá-lo, de unir-se a ele, de incorporar-se, de certo modo, nesta perfeição entrevista”.

Ao falar sobre a necessidade de um ideal, o sacerdote arremata com maestria:

“Todos precisam de um ideal! O filósofo, procurando a verdade; o artista, sonhando com a beleza; o poeta, querendo dar asas ao seu pensamento; o cristão, demandando a perfeição, a santidade”.1

Não é o excesso de tarefas que te aproxima de Deus

Ao buscar esse norte, esse ideal, precisamos entender que o princípio e o fim de tudo na nossa vida precisa estar em Deus. Ele é o motivo e autor da nossa existência, e fora dele, todo o excesso de tarefas, lutas políticas e divisões são inúteis.

Mateus Simon, no canal Tenda de São José, publica conteúdo católico destinado para quem quer se Libertar da Ansiedade e Ter Paz Interior. “Cabeça Fria e Coração Quente”, é seu lema. No vídeo a seguir, um conselho para quem precisa redefinir suas prioridades e encontrar um rumo na vida:

NÃO É O EXCESSO DE TAREFAS QUE TE APROXIMA DE DEUS. É ISSO AQUI

Se este conteúdo foi útil para você, não deixe de compartilhar! Que a Sagrada Família interceda por nós.

Referências:

  1. LOMBAERDE, Júlio Emílio Alberto de. Ensinamentos da Sagrada Família. Dois Irmãos, RS: Minha Biblioteca Católica, 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *