Clicky

12 conselhos de São Domingos Sávio e Beato Carlo Acutis para quem luta pela santidade - Altair Fonseca
São Domingos Sávio e Beato Carlo Acutis
Reflexões e Meditações

12 conselhos de São Domingos Sávio e Beato Carlo Acutis para quem luta pela santidade

São Domingos Sávio e Beato Carlo Acutis, com sua jovem e vigorosa santidade, têm muito a nos ensinar de maneira simples e prática. O conteúdo de hoje mostra conselhos comentados desses dois jovens virtuosos que enriqueceram a Igreja Católica com suas vidas.

Veja também:

Sobre São Domingos Sávio

Domingos nasceu no dia 2 de abril de 1842, na província de Turim, no norte da Itália, em uma família humilde, mas ao mesmo tempo, muito fervorosa. Já desde a mais tenra idade, decidiu imitar fielmente Jesus Cristo, aproximando-se d’Ele tanto quanto podia. Com sete anos de idade, fez a primeira comunhão e, com doze, entrou no Oratório de São João Bosco. Sob a direção pessoal do grande santo salesiano, transformou-se em modelo e exemplo de amor a Deus e ao próximo. Foi um verdadeiro apóstolo e missionário de Jesus, com a simples presença da sua vida.

Domingos tornou-se conhecido como uma pessoa com dons espirituais especiais e que reconhecia a necessidade das pessoas, bem além do percebido pelo padre comum e tinha uma habilidade de profetizar o futuro.

Com frágil saúde, Domingos foi diagnosticado com tuberculose e logo começou a sangrar. Isso apressou sua morte. Ele recebeu os últimos sacramentos e pediu ao padre para ler a oração dos mortos e, no final, sentou-se e disse: “Adeus meu caro padre”. E exclamou!:” Estou vendo coisas maravilhosas”. Logo depois, ele morreu sorrindo tão calmo e feliz, que ninguém duvidou de sua visão do paraíso.

Domingos faleceu com apenas quinze anos de idade, no dia 9 de março de 1857. Sua Santidade o Papa Pio XII canonizou-o no ano de 1954.

4 metas para aprender com São Domingos Sávio

4 metas para aprender com São Domingos Sávio
4 metas para aprender com São Domingos Sávio

1 – Confessar-me-ei muito amiúde e receberei a Sagrada Comunhão sempre que o confessor me permita.

A vida sacramental sempre foi prioridade na vida de todos os Santos e o amor a Jesus Cristo presente na Eucaristia é sempre sinal dos que caminham rumo ao Céu. Se você quer seguir os passos de São Domingos Sávio, comungue frequentemente, sempre que sua alma estiver em estado adequado para isso.

2 – Quero santificar os dias de festa.

Atualmente, infelizmente, percebemos que os dias de festa (dias em que a Igreja celebra as grandes solenidades) são usados para o lazer e o entretenimento. Como essas datas geralmente são feriado, muitos as usam mais para ofender a Deus do que para louvá-lO. Que tal, a partir de agora, começar a seguir o exemplo de São Domingos Sávio?

3 – Meus amigos serão Jesus e Maria.

Entre ter amizades que corrompem e levam ao pecado, é melhor não ter apego às pessoas e ter em Jesus e Maria os melhores amigos. As conversações celestes, na oração, são muito mais agradáveis e proveitosas para a nossa salvação do que qualquer roda de conversa entre amigos da terra.

4 – Antes morrer do que pecar.

Em um mundo que idolatra o pecado, ter a firme resolução de não desagradar a Deus e evitar as faltas, é a escolha dos corajosos. Ninguém pode dizer que ama a Deus ao mesmo tempo em que ama o pecado. Que a Frase do jovem Santo nos inspire a lutar todos os dias contra o mal em nossas vidas.

Sobre o Beato Carlo Acutis

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra), onde trabalhavam seus pais, Andrea Acutis e Antonia Salzano, ambos italianos. Meses depois de seu nascimento, seus pais decidiram retornar à Itália e se estabelecer com ele em Milão.

Todos os anos, no dia 12 de outubro, a Igreja recorda o Beato, que morreu em 2006, aos 15 anos, de leucemia. Durante a doença, ofereceu seu sofrimento pelo Senhor, pelo papa e pela Igreja. Costumava dizer que a Eucaristia era a sua autoestrada para o céu e é chamado “ciberapóstolo da Eucaristia”.

“A sua vida é um modelo particularmente para os jovens, a não encontrar gratificação somente nos sucessos efêmeros, mas nos valores perenes que Jesus sugere no Evangelho, ou seja, colocar Deus em primeiro lugar nas grandes e pequenas circunstâncias da vida, e para servir aos irmãos, especialmente os considerados últimos”, disse o cardeal Agostino Vallini, na homilia pela beatificação de Carlo Acutis, em 10 de outubro de 2020, em Assis (Itália).

Estas palavras, pronunciadas pelo cardeal Vallini, sintetizam algo essencial na vida cristã e que Carlo soube viver muito bem: o centro da nossa vida deve ser Deus. Quando fazemos de Cristo “a pedra angular”, a santidade se torna possível.

8 segredos do Beato Carlo Acutis para alcançar a santidade
8 segredos do Beato Carlo Acutis para alcançar a santidade

1 – É necessário desejá-la (a santidade) de todo o coração e, se não a desejares ainda, tens de pedi-la com insistência ao Senhor.

Precisamos desejar a santidade e pedir, tanto a graça de desejá-la, quanto a graça de alcançá-la, na oração diária e perseverante. Nada acontece pelas nossas próprias forças e o Senhor derrama graças abundantes na vida daqueles que pedem com fé e perseverança.

2 – Tentar ir à Santa Missa todos os dias e receber a Santa Comunhão.

Vemos que São Domingos Sávio e Beato Carlo Acutis sabiam o valor da Santa Missa e da Eucaristia. Quem tem a graça de poder participar diariamente do Santo Sacrifício deve tirar o máximo proveito possível.

3 – Lembra-te de rezar o Santo Rosário todos os dias.

No Rosário, meditamos a vida de Jesus Cristo, junto com a Virgem Maria, que nos conduz a rezar com este caminho de redenção que fazemos a cada mistério dos Terços. Essa oração, quando bem meditada e aplicada, alcança graças extraordinárias.

4 – Lê um fragmento da Sagrada Escritura todos os dias.

O contato diário com a Palavra de Deus faz parte do indispensável alimento espiritual que devemos buscar. Ao meditarmos trechos da Bíblia, obtemos avanço espiritual e muitas respostas para diversas situações da nossa vida.

5 – Se puderes fazer um momento de adoração Eucarística diante do sacrário, onde está realmente presente Jesus, verás como aumenta prodigiosamente o teu nível de santidade.

Um momento diário de adoração ao Santíssimo Sacramento é necessário para aqueles que querem buscar a santidade na fonte, pedindo Àquele que é Santo, Santo, Santo. Diante de Jesus, adoremos e entreguemos toda a nossa vida a Ele.

6 – Tenta confessar-te se possível todas as semanas, mesmo pelos pecados veniais.

Todos os Santos se reconheciam pecadores e confessavam com frequência. Não podemos cair na armadilha que o inimigo usa ao permitir que chegue a nós apenas uma imagem do Senhor totalmente misericordioso, que aceita tudo, mesmo que não estejamos decididos a uma mudança de vida. Precisamos lutar contra o pecado e confessar frequentemente nossas faltas.

7 – Mantenha propósitos firmes com Nosso Senhor, Nossa Senhora e de ajudar os outros, oferecendo-lhe flores.

Oferecemos flores a Jesus e Nossa Senhora quando ofertamos a nossa vida em oração e em serviço pelo próximo, buscando sempre a glória de Deus e a salvação das almas.

8 – Pede continuamente ao teu Anjo da Guarda para te ajudar, ele deve se tornar o teu melhor amigo.

Deus, em sua infinita bondade, designou para nós um auxílio celeste que nos protege, inspira e ajuda em diversas atividade. O objetivo maior do nosso Anjo da Guarda é a nossa salvação e podemos pedir seu auxílio em todos os momentos.

Referências:

PIO MARIA, Ricardo. A verdade sobre o Purgatório. São Paulo: Imaculada, 2021.

São Domingos Sávio. Franciscanos. Brasil, 2022. Disponível em: <https://franciscanos.org.br/vidacrista/calendario/sao-domingos-savio/>. Acesso em: 24 out. 2022.

Pascom Diocesana. Carlo Acutis: Beato protetor da internet é celebrado no dia 12 de outubro. Diocese de Santo Amaro. Santo Amaro, 2021. Disponível em: <https://diocesedesantoamaro.org.br/carlos-acutis/carlo-acutis-beato-protetor-da-internet-e-celebrado-no-dia-12-de-outubro/>. Acesso em: 24 out. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *