Clicky

Por que muitos católicos deixam a Igreja? Padre Leonardo responde - Altair Fonseca
É por isso que muitos não continuam na Igreja
Reflexões e Meditações / Vídeos

Por que muitos católicos deixam a Igreja? Padre Leonardo responde

Por que muitos católicos deixam a Igreja? Muitas vezes percebemos um esvaziamento nas paróquias e um número alto de pessoas que esfriam depois de um primeiro momento de fervor. O toque inicial da graça que chama o filho pródigo de volta à casa do Pai é maravilhoso, mas precisa ser sustentado por uma resposta diária e a firme decisão de seguir a Jesus Cristo.

Veja também:

Por que muitos católicos deixam a Igreja? Padre Leonardo responde

Várias pessoas começam fervorosas na Igreja, mas acabam desistindo. O que está por trás desse fenômeno? Quando a vida de alguém gira em torno de seus próprios gostos e não em torno de Jesus Cristo, é sinal de que ainda não passou por uma conversão mais profunda, necessária para a constância na fé. No vídeo a seguir, Padre Leonardo nos ajuda a entender isso de maneira bem prática:

O segundo passo de conversão: A mudança de mentalidade!

A metanoia

Ao citar a palavra metanoia, Padre Leonardo nos dá abertura para meditarmos um pouco mais sobre essa necessária conversão mais profunda. Há sinais que devemos identificar para não estacionarmos na infrutífera zona de conforto e abraçarmos a fé de maneira integral.

Vivendo a metanoia
Vivendo a metanoia

Vinícius Rodrigues Simões, Presidente do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil, explica que a metanoia é uma “mudança interior essencial e radical”. Ela produz consequências de amor na nossa vida. Por isso, ela é tão importante ao longo da nossa caminhada. Contudo, vale ressaltar que a metanoia não acontece a partir do esforço meramente humano. Ela é fruto da ação do Espírito Santo em nossa vida.

Porque muitos católicos deixam a Igreja? Certamente porque não passaram por uma metanoia como São Pedro e São Paulo, por exemplo. Peçamos então que o Espírito Santo de Deus nos converta para termos uma vida de fato católica, e sejamos seguidores fiéis de nosso Senhor Jesus Cristo.

Referências:

Renovação Carismática Católica. Metanóia: entenda o que é e como viver. Rccbrasil. Canas, 2021. Disponível em: <https://www.rccbrasil.org.br/blog/2021/07/metanoia/>. Acesso em: 27 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *