Clicky

Bispos da Bélgica desobedecem Santa Sé e publicam liturgia para abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo - Altair Fonseca
uniões entre pessoas do mesmo sexo
Notícias e análises / Vídeos

Bispos da Bélgica desobedecem Santa Sé e publicam liturgia para abençoar uniões entre pessoas do mesmo sexo

Um documento publicado no site da conferência episcopal belga (equivalente a nossa CNBB), indica um novo ritual com alguns passos que inclui uma oração e uma bênção para casais homossexuais. A bênção para uniões entre pessoas do mesmo sexo não é aprovada pela Igreja Católica e a decisão dos bispos é uma clara desobediência ao escritório doutrinário do Vaticano.

Veja também:

Uniões entre pessoas do mesmo sexo abençoadas pela Igreja?

O mesmo documento que traz a bênção e a oração enfatiza que não se trata “do que a Igreja entende por casamento sacramental”. Entretanto, a desobediente publicação traz um ritual que começa com orações e inclui um compromisso das duas pessoas na frente da família e amigos de serem fiéis um ao outro. O ritual termina com mais orações e o que o documento chama de “bênção”.

A Congregação para a Doutrina da Fé, em março de 2021, já havia respondido a perguntas formais de várias dioceses católicas sobre a bênção para uniões entre pessoas do mesmo sexo. A comunicação da Igreja Católica Apostólica Romana afirmou com veemência que não há permissão para tal. Na ocasião, a Congregação informou que sua decisão “não pretendia ser uma forma de discriminação injusta, mas sim um lembrete da verdade do rito litúrgico” do sacramento do matrimônio e a bênção associada a ele.

O que a Igreja diz sobre os atos de homossexualidade?

O que a Igreja diz sobre os atos de homossexualidade?

O papa Francisco já havia se manifestado que se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo na Igreja, mas apoia a legislação da união civil para dar aos casais do mesmo sexo proteção legal e direitos como herança e cuidados de saúde compartilhados.

O documento da conferência episcopal belga afirma que alguns homossexuais católicos permanecem celibatários e que a Igreja aprecia isso. A Igreja ensina que, embora a orientação homossexual não seja pecaminosa, os atos homossexuais são, como está no Catecismo da Igreja Católica.

O ensinamento da Igreja para homossexuais

Embora no ponto acima o documento esteja de acordo com a Doutrina da Igreja, ele acrescenta que “alguns preferem viver em casal, em união duradoura e fiel com um parceiro” e que tal relação “pode ser também fonte de paz e felicidade compartilhada”. A partir daí, não há concordância com o que ensina a Igreja Católica.

Um padre pode abençoar uma união homossexual?

No ano de 2003, a Congregação para a Doutrina da Fé emitiu o documento intitulado “Sobre os projetos de reconhecimento legal das uniões homossexuais”, que fala com muita clareza sobre o assunto:

“A Igreja ensina que o respeito para com as pessoas homossexuais não pode levar, de modo nenhum, à aprovação do comportamento homossexual ou ao reconhecimento legal das uniões homossexuais. O bem comum exige que as leis reconheçam, favoreçam e protejam a união matrimonial como base da família, célula primária da sociedade. Reconhecer legalmente as uniões homossexuais ou equipará-las ao matrimônio, significaria, não só aprovar um comportamento errado, com a consequência de convertê-lo num modelo para a sociedade atual, mas também ofuscar valores fundamentais que fazem parte do patrimônio comum da humanidade. A Igreja não pode abdicar de defender tais valores, para o bem dos homens e de toda a sociedade.”

Um padre pode abençoar uma união homossexual?

Portanto, embora a Igreja seja enfática no sentido de que o homossexual deve ter sua dignidade respeitada, jamais poderá concordar com o comportamento decorrente dessa opção. E, se não concorda não pode abençoar. Um padre que se presta a abençoar algo que não pode ser abençoado estará em profundo desacordo com o Magistério, a orientação da Santa Sé e ao próprio projeto de Deus. Lembremos que nenhuma ideologia se mantém de pé e não é saldável quando é contrária à ordem natural das coisas.

Referências:

Bispos flamengos desafiam Vaticano e permitem abençoar uniões do mesmo sexo. G1. Brasil, 2022. Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/20/bispos-flamengos-desafiam-vaticano-e-permitem-abencoar-unioes-do-mesmo-sexo.ghtml>. Acesso em: 20 set. 2022.

Um padre pode abençoar uma união homossexual? Padrepauloricardo. Cuiabá, 2012. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/episodios/um-padre-pode-abencoar-uma-uniao-homossexual>. Acesso em: 20 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *