Clicky

Você cuida do seu corpo, templo do Espírito Santo? - Altair Fonseca
Seu corpo é templo do Espírito Santo
Saúde e Espiritualidade

Você cuida do seu corpo, templo do Espírito Santo?

Na Carta de São Paulo aos Coríntios, vemos o Apóstolo dedicando-se a solucionar os problemas da comunidade de Corinto, corrompida pela imoralidade. Neste contexto, Paulo falava do papel do corpo físico como templo do Espírito Santo. Isso significa que o próprio Deus, através do Espírito Santo, habita em nosso corpo e que por isso precisamos preservá-lo. Essa é uma Carta que tem muito a nos ensinar, visto que os problemas enfrentados naquele tempo são os mesmos que enfrentamos hoje.

São Paulo disse: “O corpo, porém, não é para a imoralidade, mas para o Senhor. Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?”

Templo é uma estrutura arquitetônica dedicada ao serviço religioso, pode ser grande ou pequeno; de diversas cores e tamanhos; com janelas e torres. Embora cada templo tenha uma aparência diferente, todos foram criados com o mesmo propósito. Nós somos um templo! Cada um com suas características e dons, mas todos somos moradas de Deus neste mundo! Assim como tratamos com respeito todos os templos, devemos tratar o nosso corpo com respeito. Deus age através de nós, pois onde estamos e aonde vamos, Ele está presente em nosso interior.

Com a mente cansada e o corpo doente, dificilmente teremos um bom desempenho espiritual. Quando estava muito doente, Santa Faustina nos revela em seu diário a dificuldade que enfrentava para fazer suas tarefas habituais e até mesmo rezar.

Quando a gente está doente e fraca, esforça-se sem cessar para dar conta do que todos fazem habitualmente, mas nem desse “habitualmente” a gente pode sempre dar conta. Mas agradeço-Vos, Jesus por tudo. Não é a grandeza dos trabalhos, mas a grandeza do esforço que será recompensada. O que se faz por amor não é pequeno, ó meu Jesus, visto que o Vosso olhar tudo vê. Não sei por que me sinto tão excepcionalmente mal pela manhã. Para levantar da cama tenho que concentrar todas as forças, e algumas vezes até preciso de heroísmo. Só ao me lembrar da Santa Comunhão recupero um pouco de forças. De modo que meu dia começa com luta e termina com luta. Quando vou descansar, sinto-me como um soldado que volta do campo de batalha. O que esse dia contém em si, só Vós o sabeis, meu Mestre e Senhor.“ Diário de Santa Faustina, 1310.

Atualmente as pessoas têm se intoxicado com hábitos muito nocivos para a saúde do corpo. Sermos templo do Espírito Santo é um presente divino, mas que acarreta grande responsabilidade. Estamos cuidando do nosso corpo como Deus espera que cuidemos? Precisamos buscar por uma vida mais santa, longe das impurezas. Não podemos deixar que o pecado domine nosso corpo. Sendo templos do Espírito Santo precisamos ser cada vez mais parecidos com Cristo.

O que se faz por amor não é pequeno
O que se faz por amor não é pequeno

Pequenas atitudes diárias já ajudam a melhorar a saúde do corpo e nossa qualidade de vida como: praticar exercícios físicos; nos alimentar de maneira saudável; evitar o uso de álcool, cigarro e outras drogas; ter boas noites de sono; evitar o excesso de trabalho e de uso das tecnologias; passar mais tempo com a família e ter momentos de lazer que agradam a Deus, além de fugir da imoralidade sexual. A vida é bela! Com sabedoria e discernimento, podemos ser felizes vivendo apenas aquilo que Deus nos ensina que é bom. A verdadeira felicidade está nestas coisas!

Na Carta de São Paulo aos Coríntios ele também aponta que: “Tudo é permitido, mas nem tudo é edificante.”

Precisamos refletir sobre como estamos cuidando do nosso corpo, que como vimos é templo do Espírito Santo. Estamos zelando devidamente deste templo? Estamos preocupados em buscar apenas por aquilo que edifica a saúde do nosso corpo e da nossa alma?

Para finalizar e meditar, São Paulo nos diz: “Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.”

Referências Bibliográficas:

BÍBLIA SAGRADA. 131ª ed. São Paulo: Editora Ave Maria, 1999.

KOWALSKA, Faustina. Diário: A Misericórdia Divina na minha alma. 43ª ed. Curitiba: Editora Apostolado da Divina Misericórdia, 2020.

Autor

Católica Apostólica Romana, Fisioterapeuta, Especialista em Cuidado ao Idoso e Professora universitária com linha de pesquisa em Espiritualidade e Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *