Clicky

Arcebispo foi repreendido em rede nacional por usar sua posição para defender causas contrárias aos ensinamentos de Jesus Cristo - Altair Fonseca
Arcebispo repreendido em rede nacional
Notícias e análises

Arcebispo foi repreendido em rede nacional por usar sua posição para defender causas contrárias aos ensinamentos de Jesus Cristo

Diante do avanço de determinadas pautas totalmente contrárias ao Evangelho, o povo de Deus precisa se levantar contra os abusos. Obviamente, sempre com a virtude da prudência e temperança, é preciso conhecer o Magistério da Igreja para perceber onde até mesmo o clero erra, e se levantar inicialmente em oração e, quando necessário, em repreensão e protesto. Foi o caso do povo católico forte e virtuoso de Londrina, que levantou a voz contra os abusos de um arcebispo que usou a igreja para fazer militância política e ideológica.

Veja também:

Arcebispo foi repreendido em rede nacional e povo católico de Londrina mostra o seu valor

A polêmica em torno do Conselho LGBT aconteceu em 2021 e se encerrou com a vitória da população de Londrina. Em paralelo, uma fiel entrou em rede nacional e exortou o arcebispo a um exame de consciência dos seus atos! Este vídeo é o ponto de partida para que entendamos até onde vai a obediência e qual o limite da autoridade do clero, quando começa a defender pautas contrárias ao Evangelho. Meditar sobre este caso nos ajuda a entender como agir diante de vários outros abusos que continuam acontecendo atualmente. O vídeo é do Centro Dom Bosco. Assista:

Vereadores rejeitam conselho e arcebispo é repreendido na televisão!

Mas isso não é falta de respeito com o arcebispo?

Pedir a conversão ou que reveja suas posições e retorne ao caminho reto não é desrespeito, mas um ato de amor ao clero. Santa Catarina de Siena foi ainda mais ousada em sua época ao fazer o mesmo com o papa no exemplo a seguir:

Ao lado de uma sólida vida interior, Santa Catarina de Siena desempenhou um papel fundamental na história da Igreja, ao pedir ao Papa Gregório XI o fim do terrível “grande cisma do Ocidente”. Ela exortou o Sumo Pontífice a sair do exílio em Avinhão e voltar para Roma, a fim de devolver a unidade ao povo católico. Fê-lo por amor à Igreja, ao Papa – a quem chamava de “doce Cristo na terra” – e aos sacerdotes – que ela tinha em altíssima conta, mesmo consciente de suas faltas humanas.1

Embora fosse extremamente corajosa para exortar homens do alto clero, Santa Catarina nunca deixou de ser obediente e sempre expressava seu amor aos sacerdotes na oração, nas suas frases e nas suas ações.

O sacerdote desempenha o ofício dos anjos
O sacerdote desempenha o ofício dos anjos

Até onde devemos obedecer?

Em primeiro lugar, precisamos conhecer mais profundamente o Magistério da Igreja para entender a fé que professamos e agir sempre em nome de Cristo. Fora disso, podemos ser massa de manobra na mão de oportunistas que apenas querem um povo revoltado que entra de cabeça na luta de classes.

Para termos um adequado discernimento, estejamos constantemente em oração e aplicados no estudo. No vídeo a seguir, da TV Canção Nova, o professor Felipe Aquino nos ajuda a ter sabedoria diante do atual cenário desafiador:

Até onde devo obedecer?

Se você percebe que o povo tem perecido também por falhas do clero, rezemos por toda a Igreja e compartilhemos este conteúdo para que cada fiel saiba a real importância do seu papel.

Referências:

  1. Santa Catarina de Siena, a voz profética de Deus Padrepauloricardo. Cuiabá, 2014. Disponível em: <https://padrepauloricardo.org/blog/santa-catarina-de-siena-a-voz-profetica-de-deus>. Acesso em: 05 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *