Clicky

A televisão é capaz de emburrecer quem assiste? - Altair Fonseca
A televisão emburrece
Reflexões e Meditações

A televisão é capaz de emburrecer quem assiste?

O fluxo contínuo de informações sem qualidade, a variedade de ângulos e efeitos, as narrativas ideológicas resumidas e embaladas. Há na televisão uma junção de características que, segundo o professor Marcelo Andrade, são capazes de emburrecer quem assiste. Isso porque o conteúdo não é passado de maneira que provoque o desenvolvimento da inteligência, mas em velocidade e qualidade que são um desastre para o cérebro.

Veja também:

A televisão é capaz de emburrecer quem assiste?

Matar a imaginação, prejudicar a criatividade, fragmentar o conteúdo e torná-lo cada vez mais superficial e cansativo. Eis alguns efeitos maléficos que a televisão causa na vida das pessoas, além de prejudicar a capacidade de reflexão e aumentar a propensão para a curiosidade vã e para a fofoca. O prof. Marcelo Andrade comenta no vídeo a seguir sobre os males da televisão na vida de uma pessoa. Assista essa entrevista no canal do Centro Dom Bosco e compartilhe:

MARCELO ANDRADE | Os males da televisão na sua vida #011

A Igreja se preocupa com a comunicação dos valores

A Igreja se preocupa com a comunicação dos valores e sempre demonstrou interesse em contribuir para que os meios de transmissão sejam também canais da graça de Deus. O Papa Paulo VI, em mensagem para o 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais, em 1967, apontou caminhos para um bom uso dos meios de comunicação.

A Igreja se preocupa com a comunicação dos valores
A Igreja se preocupa com a comunicação dos valores

“A Igreja também quer dar sua contribuição para o ordenado progresso do mundo da comunicação: contribuição de inspiração, de encorajamento, de exortação, de orientação, de colaboração. O Concílio Ecumênico Vaticano II fez disso objeto de estudo, e o Decreto Conciliar sobre os meios de comunicação social e a respectiva Instrução pastoral, hoje em preparação, confirmam a solicitude materna da Igreja pela promoção destes valores humanos que o cristianismo, assumindo-os, vivifica, enobrece e orienta para o fim supremo do homem, fazendo de tal modo que ao admirável progresso técnico corresponda um verdadeiro e fecundo progresso espiritual e moral”.1

Referências:

  1. JOÃO PAULO II, [Papa]. Mensagem do Papa Paulo VI para o 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais. Cidade do Vaticano, 1967. Disponível em: <https://www.vatican.va/content/paul-vi/pt/messages/communications/documents/hf_p-vi_mes_19670507_i-com-day.html>. Acesso em: 02 set. 2022.

Autor

○ Bacharel em Publicidade e Propaganda ○ Graduando em Filosofia ○ Partilho sobre Filosofia e Fé Católica ○ Link para acessar o Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0931986249871001

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *